Aula sobre A Revolucao Do Haiti E A Revolucao Francesa

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Revolução do Haiti e a Revolução Francesa são eventos históricos importantes que tiveram grande impacto na história mundial. A Revolução Francesa, que ocorreu entre 1789 e 1799, foi um movimento com o objetivo de derrubar a monarquia francesa e estabelecer uma república democrática. Já a Revolução do Haiti, que ocorreu entre 1791 e 1804, foi uma revolta de escravos que resultou na independência do Haiti e na abolição da escravidão na ilha. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a relação entre esses dois eventos históricos e como a Revolução do Haiti foi influenciada pela Revolução Francesa. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explique a relação entre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti. Apresente a metodologia de Ensino Híbrido e explique que nesta etapa os alunos deverão fazer o Check-in em seus templates de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Os alunos irão pesquisar sobre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti e preencherão seus templates de registro de aprendizagem com informações sobre os eventos históricos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre as semelhanças e diferenças entre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti. Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Análise de documentos

    Os alunos irão analisar documentos históricos, como cartas e discursos, relacionados à Revolução Francesa e à Revolução do Haiti. Eles preencherão seus templates de registro de aprendizagem com informações relevantes.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os alunos irão participar de um debate sobre a influência da Revolução Francesa na Revolução do Haiti. Eles farão o Check-out em seus templates de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema da aula e os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam. Eles farão o Check-out final em seus templates de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.
  • Estimular a pesquisa e análise de documentos históricos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e participar de debates.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo e no debate.
  • Preenchimento correto e completo do template de registro de aprendizagem.
  • Análise crítica dos documentos históricos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e explicar a relação entre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti.
  • Dividir os alunos em grupos para a discussão.
  • Fornecer documentos históricos para análise.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e do debate.
  • Analisar documentos históricos e preencher o template de registro de aprendizagem.