Aula sobre A Revolucao Do Haiti E A Revolucao Francesa
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A Revolução do Haiti e a Revolução Francesa são eventos históricos importantes que tiveram grande impacto na história mundial. A Revolução Francesa, que ocorreu entre 1789 e 1799, foi um movimento que teve como objetivo derrubar a monarquia francesa e estabelecer um governo republicano. Já a Revolução do Haiti, que ocorreu entre 1791 e 1804, foi uma revolta de escravos que resultou na independência do país e na abolição da escravidão. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a relação entre esses dois eventos históricos e como a Revolução do Haiti foi influenciada pela Revolução Francesa. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da aula, explicando a relação entre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti. Em seguida, apresente a metodologia da Gamificação e explique como os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um líder.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. As perguntas e ações devem estar relacionadas ao tema da aula e seus subtópicos, como a Revolução Francesa, a Revolução do Haiti, a escravidão, a independência do Haiti, entre outros.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e as perguntas e ações presentes no jogo.Etapa 5 - Jogo em grupo
Os alunos irão jogar em grupo, utilizando os jogos criados pelos outros grupos. O objetivo é responder corretamente às perguntas e realizar as ações para avançar no tabuleiro.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após o jogo, os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam e como a Revolução Francesa influenciou a Revolução do Haiti.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Promover a aprendizagem ativa e significativa dos alunos, por meio da metodologia da Gamificação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Qualidade das perguntas e ações presentes no jogo.
- Desempenho dos alunos durante o jogo em grupo.
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Compreensão dos alunos sobre a relação entre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti.
Ações do professor
- Introduzir o tema da aula e explicar a metodologia da Gamificação.
- Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
- Conduzir a discussão em grupo.
- Concluir a aula, reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do jogo de tabuleiro.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Jogar em grupo e responder corretamente as perguntas e realizar as ações para avançar no tabuleiro.
- Participar da discussão em grupo.
- Continuar estudando sobre o tema.