Aula sobre A Revolucao Do Haiti E A Revolucao Francesa
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Revolução do Haiti e a Revolução Francesa são eventos históricos importantes que tiveram grande impacto na história mundial. A Revolução Francesa, que ocorreu entre 1789 e 1799, foi um movimento que teve como objetivo derrubar a monarquia francesa e estabelecer uma república democrática. Já a Revolução do Haiti, que ocorreu entre 1791 e 1804, foi uma revolta de escravos que resultou na independência do país e na abolição da escravidão. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações."
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. O grupo defensor irá defender os motivos que levaram às revoluções e o grupo opositor deverá se contrapor a esses motivos.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti, buscando informações sobre os eventos, suas causas e consequências. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.Etapa 3 - Preparação dos argumentos
Os grupos defensor e opositor deverão preparar seus argumentos para o debate, levando em consideração as informações pesquisadas. A banca julgadora deverá preparar as perguntas que serão feitas aos grupos.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora fará perguntas aos grupos e avaliará as respostas. Por fim, os grupos terão mais 5 minutos cada para fazer suas considerações finais.Etapa 5 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre o debate, incentivando os alunos a avaliarem seus próprios argumentos e a considerarem os pontos de vista dos outros grupos.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula, reforçando os pontos principais abordados no debate e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentação e debate.
- Incentivar a reflexão crítica sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Capacidade de responder às perguntas da banca julgadora.
- Consideração dos pontos de vista dos outros grupos.
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
- Conduzir o debate e a reflexão crítica sobre o tema.
- Avaliar a participação dos alunos no debate.
- Concluir a aula, reforçando os pontos principais abordados no debate.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti.
- Preparar argumentos para o debate.
- Participar ativamente do debate.
- Responder às perguntas da banca julgadora.
- Refletir criticamente sobre o tema.