Aula sobre A Revolucao Do Haiti E A Revolucao Francesa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Revolução do Haiti e a Revolução Francesa são eventos históricos importantes que tiveram grande impacto na história mundial. A Revolução Francesa, que ocorreu no final do século XVIII, foi um movimento que teve como objetivo derrubar a monarquia francesa e estabelecer um governo republicano. Já a Revolução do Haiti, que ocorreu no início do século XIX, foi um movimento liderado por escravos que lutaram pela independência do país e pelo fim da escravidão. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a relação entre esses dois eventos históricos e como a Revolução do Haiti foi influenciada pela Revolução Francesa. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize os eventos históricos da Revolução Francesa e da Revolução do Haiti. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti. Selecione e disponibilize o vídeo, ele deve ser adequado para a idade dos alunos.

  3. Etapa 3 - Leitura

    Os alunos irão ler um texto sobre a relação entre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti. O texto deve ser escolhido pelo professor e deve ser adequado para a idade dos alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir o que aprenderam sobre a relação entre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti. Cada grupo deve criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal" para avaliar a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs e discutir o que aprenderam sobre a relação entre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos aprendidos pelos alunos. É importante deixar evidente a relação entre as duas revoluções e a importância dos movimentos sociais nas mudanças históricas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos grupos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos grupos.
  • Compreensão dos alunos sobre a relação entre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti.
  • Capacidade dos alunos em avaliar a atividade por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Escolher um vídeo e um texto adequados para a idade dos alunos.
  • Dividir os alunos em grupos para a discussão em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos aprendidos pelos alunos.
  • Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e ler o texto indicados pelo professor.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal" para avaliar a atividade.
  • Apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs e discutir o que aprenderam sobre a relação entre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti.
  • Avaliar a atividade por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs.