Aula sobre A Revolucao Francesa
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A Revolução Francesa é um tema importante para entendermos a história da Europa e do mundo. Ela foi um marco na luta pela igualdade, liberdade e fraternidade, e teve grande influência em outros países. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de identificação e relacionamento dos processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os estudantes possam compreender melhor o assunto.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Você irá apresentar o tema da Revolução Francesa e seus principais acontecimentos. Os alunos deverão fazer anotações sobre o que foi apresentado.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos deverão criar um mapa mental sobre o tema, relacionando os principais acontecimentos e personagens da Revolução Francesa.Etapa 3 - Decidir
Em grupos, os alunos deverão escolher um dos processos da Revolução Francesa e pesquisar sobre ele. Cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma.Etapa 4 - Prototipar
Com base nas informações apresentadas pelos grupos, os alunos deverão criar um infográfico sobre o processo escolhido.Etapa 5 - Testar
Os infográficos criados pelos alunos serão apresentados para a turma, e os alunos deverão avaliar e comentar sobre o trabalho dos colegas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os pontos principais discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos considerando a qualidade dos materiais produzidos e a participação na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificação e relacionamento dos processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa mental e do infográfico criado.
- Habilidade de comunicação e apresentação.
Ações do professor
- Apresentar o tema da Revolução Francesa e seus principais acontecimentos.
- Orientar os alunos na criação do mapa mental e do infográfico.
- Avaliar e comentar sobre o trabalho dos alunos.
Ações do aluno
- Fazer anotações sobre o tema apresentado.
- Criar um mapa mental sobre o tema.
- Pesquisar sobre um dos processos da Revolução Francesa e criar um infográfico sobre ele.