Aula sobre A Revolucao Francesa

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Revolução Francesa é um tema importante para entendermos a história da Europa e do mundo. Ela foi um marco na luta pela igualdade, liberdade e fraternidade, e teve grande influência em outros países. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de identificação e relacionamento dos processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os estudantes possam compreender melhor o assunto.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Você irá apresentar o tema da Revolução Francesa e seus principais acontecimentos. Os alunos deverão fazer anotações sobre o que foi apresentado.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos deverão criar um mapa mental sobre o tema, relacionando os principais acontecimentos e personagens da Revolução Francesa.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupos, os alunos deverão escolher um dos processos da Revolução Francesa e pesquisar sobre ele. Cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas informações apresentadas pelos grupos, os alunos deverão criar um infográfico sobre o processo escolhido.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os infográficos criados pelos alunos serão apresentados para a turma, e os alunos deverão avaliar e comentar sobre o trabalho dos colegas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os pontos principais discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos considerando a qualidade dos materiais produzidos e a participação na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificação e relacionamento dos processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa mental e do infográfico criado.
  • Habilidade de comunicação e apresentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da Revolução Francesa e seus principais acontecimentos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa mental e do infográfico.
  • Avaliar e comentar sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Fazer anotações sobre o tema apresentado.
  • Criar um mapa mental sobre o tema.
  • Pesquisar sobre um dos processos da Revolução Francesa e criar um infográfico sobre ele.