Aula sobre A Revolucao Francesa

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Revolução Francesa é um tema importante para entendermos a história da Europa e do mundo. Ela foi um marco na luta pela igualdade, liberdade e fraternidade, e influenciou diversos movimentos sociais ao longo da história. Para tornar a aula mais envolvente e didática, podemos utilizar exemplos práticos, como a luta pelos direitos civis, a luta contra o racismo e a luta pelos direitos das mulheres. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá estimular a participação dos alunos e o desenvolvimento de habilidades como argumentação, análise crítica e trabalho em equipe.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a Revolução Francesa, explicando seus principais acontecimentos e desdobramentos. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, que irão trabalhar juntos durante toda a aula.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Os grupos irão debater sobre os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo, utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior. Você irá mediar o debate e estimular a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Cada grupo irá apresentar uma síntese do que foi discutido durante o debate, destacando os pontos mais importantes e as conclusões alcançadas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Você irá avaliar a participação dos alunos durante o debate e a qualidade da síntese apresentada por cada grupo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Você irá encerrar a aula, reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
  • Estimular a participação dos alunos e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade da síntese apresentada pelo grupo.
  • Utilização adequada do template de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Mediar o debate e estimular a participação de todos os alunos.
  • Avaliar a participação dos alunos durante o debate e a qualidade da síntese apresentada por cada grupo.
  • Encorajar os alunos a continuarem estudando sobre o tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e análises críticas.
  • Apresentar uma síntese clara e objetiva do que foi discutido durante o debate.