Aula sobre A Revolucao Francesa
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Revolução Francesa é um tema importante para entendermos a história da Europa e do mundo. Ela foi um marco na luta pela igualdade, liberdade e fraternidade, e influenciou diversos movimentos sociais ao longo da história. Para tornar a aula mais envolvente e didática, podemos utilizar exemplos práticos, como a luta pelos direitos civis, a luta contra o racismo e a luta pelos direitos das mulheres. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá estimular a participação dos alunos e o desenvolvimento de habilidades como argumentação, análise crítica e trabalho em equipe.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema e contextualizar a Revolução Francesa, explicando seus principais acontecimentos e desdobramentos. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, que irão trabalhar juntos durante toda a aula.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rubrica
Cada grupo irá criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Debate crítico
Os grupos irão debater sobre os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo, utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior. Você irá mediar o debate e estimular a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Síntese
Cada grupo irá apresentar uma síntese do que foi discutido durante o debate, destacando os pontos mais importantes e as conclusões alcançadas.Etapa 6 - Avaliação
Você irá avaliar a participação dos alunos durante o debate e a qualidade da síntese apresentada por cada grupo.Etapa 7 - Encerramento
Você irá encerrar a aula, reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
- Estimular a participação dos alunos e o trabalho em equipe.
- Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade da síntese apresentada pelo grupo.
- Utilização adequada do template de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Mediar o debate e estimular a participação de todos os alunos.
- Avaliar a participação dos alunos durante o debate e a qualidade da síntese apresentada por cada grupo.
- Encorajar os alunos a continuarem estudando sobre o tema.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação do template de avaliação por rubrica.
- Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e análises críticas.
- Apresentar uma síntese clara e objetiva do que foi discutido durante o debate.