Aula sobre A Revolucao Francesa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A Revolução Francesa foi um dos eventos mais importantes da história mundial, que teve um grande impacto na Europa e no mundo. Ela foi um movimento que ocorreu no final do século XVIII, que teve como objetivo principal a derrubada do Antigo Regime e a instauração de um novo regime político, baseado na liberdade, igualdade e fraternidade. A Revolução Francesa teve um grande impacto na história mundial, influenciando outros movimentos revolucionários em todo o mundo. Nesta aula, será trabalhada a Revolução Francesa por meio da metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
Você fará uma breve introdução sobre a Revolução Francesa, explicando o contexto histórico e os principais objetivos do movimento. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.Etapa 2 - Estação 1 - Causas da Revolução Francesa
Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir as principais causas da Revolução Francesa, como a crise econômica, a insatisfação popular e a influência das ideias iluministas. Eles deverão produzir um texto coletivo sobre o tema.Etapa 3 - Estação 2 - Fases da Revolução Francesa
Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir as principais fases da Revolução Francesa, como a Assembleia Nacional Constituinte, a Convenção Nacional e o Diretório. Eles deverão produzir um infográfico sobre o tema.Etapa 4 - Estação 3 - Legado da Revolução Francesa
Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir o legado da Revolução Francesa, como a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a abolição da monarquia e a instauração da República. Eles deverão produzir um cartaz sobre o tema.Etapa 5 - Socialização
Os grupos irão apresentar suas produções para a turma, explicando o que pesquisaram e discutiram em cada estação.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, destacando a importância da Revolução Francesa na história mundial e como ela influenciou outros movimentos revolucionários em todo o mundo.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os estudantes com base nos materiais produzidos e na participação na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
- Estimular a pesquisa e a produção coletiva de textos, infográficos e cartazes.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das produções realizadas pelos grupos.
- Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Ações do professor
- Realizar uma introdução clara e objetiva sobre a Revolução Francesa.
- Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Realizar pesquisas e produções coletivas de textos, infográficos e cartazes.
- Interagir e colaborar com os colegas de grupo.