Aula sobre A Revolucao Francesa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Revolução Francesa é um tema importante para entendermos a história da Europa e do mundo. Ela foi um marco na luta pela igualdade, liberdade e fraternidade, e influenciou diversos movimentos sociais ao longo dos séculos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, podemos utilizar exemplos práticos, como a luta pelos direitos civis, a luta contra o racismo e a luta pela igualdade de gênero. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você fará uma breve introdução sobre a Revolução Francesa, explicando o contexto histórico e os principais acontecimentos. Em seguida, apresentará a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explicará como os alunos criarão um mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa sobre a Revolução Francesa, utilizando fontes confiáveis, como livros e sites de história. Eles deverão buscar informações sobre os principais acontecimentos, personagens e ideias da Revolução.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual sobre a Revolução Francesa, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deverá orientá-los na criação do mapa, ajudando-os a organizar as informações de forma clara e objetiva.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Você deverá incentivar a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e estimulando o debate.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as ideias apresentadas nos mapas conceituais, relacionando-as com o contexto histórico da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo. Oriente os alunos na discussão, estimulando a reflexão crítica e o diálogo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos e considerando a participação na atividade e a qualidade dos materiais produzidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo."
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de organização e síntese de informações.

Critérios de avaliação

  • Organização e clareza do mapa conceitual.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Capacidade de relacionar os processos da Revolução Francesa com seus desdobramentos na Europa e no mundo.
  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Cooperação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação de todos os alunos na discussão em grupo.
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão crítica e o diálogo.
  • Incentivar a pesquisa e a utilização de fontes confiáveis.
  • Fazer uma conclusão que destaque os principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a Revolução Francesa.
  • Criar um mapa conceitual claro e organizado.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Relacionar os processos da Revolução Francesa com seus desdobramentos na Europa e no mundo.
  • Cooperar e colaborar no trabalho em grupo.