A riqueza da África

Imagine uma sociedade chegando hoje no Brasil e fazendo divisões em nossos limites territoriais! O que a gente conhece como Pernambuco seria alterado, o que conhecemos por Rio Grande do Sul, seria alterado, enfim, tudo mudaria... Estranho, né? Ocorreu algo semelhante na África, no século XIX... Vamos saber mais sobre nessa aula de História!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    "A partilha da África teve início com ______, que instituiu normas para a ocupação, onde as potências coloniais negociaram a divisão da África, não respeitando as fronteiras étnicas, pra que cada uma delas ficassem com um “pedaço” pra explorar economicamente". A alternativa que completa o espaço em branco é:

    A) a Conferência de Berlim.

    B) o Neocolonialismo.

    C) o comércio entre Europa e África.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Ensino Híbrido:

    A África é um continente rico em cultura, história e recursos naturais. Infelizmente, muitas vezes é retratado de forma estereotipada e negativa na mídia e na história ocidental. Nesta aula, vamos explorar a riqueza da África e como ela foi explorada pelos europeus durante o imperialismo. Vamos entender como a exploração econômica afetou as comunidades locais e como isso ainda impacta a África hoje. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Ensino Híbrido

    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    A África é um continente rico em cultura, história e recursos naturais. Infelizmente, muitas vezes é retratado de forma estereotipada e negativa na mídia e na educação. Nesta aula, vamos explorar a riqueza da África e como ela foi explorada pelos europeus durante o imperialismo. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de produtos africanos utilizados no cotidiano dos estudantes, como o café, o cacau e o algodão. Também podemos discutir a importância da preservação da cultura africana e como ela influencia a nossa sociedade atual.

    Sala de aula invertida

    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    A África é um continente rico em cultura, história e recursos naturais, mas muitas vezes é retratado de forma estereotipada e negativa. Nesta aula, vamos explorar a riqueza da África e como ela foi explorada pelos europeus durante o imperialismo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as perspectivas das comunidades locais. Alguns exemplos práticos que podem ser utilizados são a música africana, a culinária e a arte. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer os principais produtos utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.

    Design Thiking

    Atividade completa
  6. 6. Gamificação:

    A África é um continente rico em cultura, história e recursos naturais. Infelizmente, muitas vezes é retratado de forma estereotipada e negativa na mídia e na educação. Nesta aula, vamos explorar a riqueza da África e como ela foi explorada pelos europeus durante o imperialismo. Utilizaremos a metodologia ativa de gamificação para criar um mapa de registro de jogos que nos ajudará a entender melhor os produtos africanos utilizados pelos europeus e os impactos que isso teve nas comunidades locais. Ao final da aula, os alunos terão desenvolvido habilidades de análise crítica e reflexão sobre a história da África e sua relação com o mundo.

    Gamificação

    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    A África é um continente rico em recursos naturais e culturais, mas muitas vezes é estereotipado como um lugar de pobreza e conflito. Nesta aula, vamos explorar a riqueza da África e como ela foi explorada pelos europeus durante o imperialismo. Vamos usar a metodologia ativa de Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais envolvente e participativa. Os alunos vão criar atividades relacionadas ao tema e trabalhar em grupos para desenvolver habilidades de análise e reflexão crítica.

    Rotação por estações

    Atividade completa
  8. 8. Design Sprint:

    A África é um continente rico em cultura, história e recursos naturais. Infelizmente, muitas vezes é retratado de forma estereotipada e negativa na mídia e na história ocidental. Nesta aula, vamos explorar a riqueza da África e como ela foi explorada pelos europeus durante o imperialismo. Será utilizada a metodologia Design Sprint para criar um template que ajude a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar nossas ideias sobre o tema. Para isso, você analisará os principais produtos africanos utilizados pelos europeus e como isso impactou as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.

    Design Sprint

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: