Aula sobre A Riqueza Da Africa

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A África é um continente rico em cultura, história e recursos naturais. Infelizmente, muitas vezes é retratado de forma estereotipada e negativa na mídia e na história ocidental. Nesta aula, vamos explorar a riqueza da África e como ela foi explorada pelos europeus durante o imperialismo. Será utilizada a metodologia Design Sprint para criar um template que ajude a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar nossas ideias sobre o tema. Para isso, você analisará os principais produtos africanos utilizados pelos europeus e como isso impactou as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre a riqueza da África e como ela foi explorada pelos europeus durante o imperialismo. Em seguida, os alunos devem pesquisar em grupos sobre os principais produtos africanos utilizados pelos europeus e como isso impactou as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem criar um mapa mental ou um esboço sobre o que aprenderam na etapa anterior. Eles devem incluir informações sobre os produtos africanos, as comunidades locais e os impactos da exploração econômica.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as informações coletadas e decidir quais são as mais importantes para incluir no template de Design Sprint.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem criar um template de Design Sprint com as informações selecionadas na etapa anterior. Eles podem usar papel e caneta ou ferramentas digitais para criar o template.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem apresentar seus templates para a turma e discutir sobre as informações incluídas. Incentive a participação de todos e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os pontos principais discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos considerando a qualidade dos materiais produzidos e a participação na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do template de Design Sprint criado.
  • Habilidade de comunicação oral e escrita.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.
  • Dar feedback construtivo sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar informações sobre o tema.
  • Criar um mapa mental ou esboço sobre o que aprenderam.
  • Criar um template de Design Sprint com as informações selecionadas.