Aula sobre A Riqueza Da Africa

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A África é um continente rico em cultura, história e recursos naturais, mas muitas vezes é retratado de forma estereotipada e negativa. Nesta aula, vamos explorar a riqueza da África e como ela foi explorada pelos europeus durante o imperialismo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as perspectivas das comunidades locais. Alguns exemplos práticos que podem ser utilizados são a música africana, a culinária e a arte. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer os principais produtos utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.

Design Thiking


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Design Thinking. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Cada grupo irá criar um mapa de empatia sobre uma comunidade africana, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Forneça materiais como revistas, jornais e imagens para ajudar na criação dos mapas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as perspectivas da comunidade africana que escolheram.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre as perspectivas das comunidades africanas apresentadas.

  5. Etapa 5 - Análise dos produtos

    Apresente uma lista de produtos utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo. Os alunos irão analisar os impactos desses produtos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os alunos irão debater em grupo sobre os impactos dos produtos utilizados pelos europeus na África durante o imperialismo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e os alunos irão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer os principais produtos utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo.
  • Analisar os impactos dos produtos utilizados pelos europeus na África durante o imperialismo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelo grupo.
  • Participação no debate em grupo.
  • Reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
  • Análise crítica dos impactos dos produtos utilizados pelos europeus na África durante o imperialismo.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Design Thinking.
  • Fornecer materiais para a criação dos mapas de empatia.
  • Apresentar a lista de produtos utilizados pelos europeus na África durante o imperialismo.
  • Moderar o debate em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre uma comunidade africana.
  • Participar do debate em grupo.
  • Fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
  • Analisar os impactos dos produtos utilizados pelos europeus na África durante o imperialismo.
  • Trabalhar em grupo.