Aula sobre A Riqueza Da Africa
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A África é um continente rico em cultura, história e recursos naturais. Infelizmente, muitas vezes é retratado de forma estereotipada e negativa na mídia e na história ocidental. Nesta aula, vamos explorar a riqueza da África e como ela foi explorada pelos europeus durante o imperialismo. Vamos entender como a exploração econômica afetou as comunidades locais e como isso ainda impacta a África hoje. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Ensino Híbrido
Etapa 1 - Check-in
Os alunos farão uma reflexão sobre o que já sabem sobre a África e o imperialismo. Você pode utilizar uma roda de conversa ou um mural para que os alunos compartilhem suas ideias.Etapa 2 - Contextualização
Você fará uma apresentação sobre a riqueza da África, mostrando imagens e vídeos que retratem a diversidade cultural e os recursos naturais do continente. Em seguida, fará uma breve explicação sobre o imperialismo e como ele afetou a África.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um produto explorado pelos europeus na África durante o imperialismo, como o ouro, o marfim ou o café. Os alunos deverão pesquisar sobre a história da exploração desse produto na África e como isso afetou as comunidades locais.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo fará uma apresentação sobre o produto que pesquisou, mostrando como ele foi explorado pelos europeus e como isso afetou as comunidades locais. Você pode utilizar um modelo de apresentação em slides para ajudar os alunos a organizarem suas ideias.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos farão uma discussão em grupo sobre como a exploração econômica afetou a África e como isso ainda impacta o continente hoje. Você pode utilizar uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas ideias.Etapa 6 - Check-out
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas. Você pode utilizar um modelo de registro de aprendizagem para que os alunos organizem suas ideias.
Intencionalidades pedagógicas
- Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo.
- Analisar os impactos da exploração econômica sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a história da África e o imperialismo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade da pesquisa e da apresentação sobre o produto explorado pelos europeus na África.
- Reflexão crítica sobre os impactos da exploração econômica na África.
Ações do professor
- Apresentar a riqueza da África e o imperialismo de forma clara e objetiva.
- Organizar as atividades em grupo e orientar os alunos na pesquisa e na apresentação.
- Estimular a reflexão crítica sobre a história da África e o imperialismo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Realizar a pesquisa sobre o produto explorado pelos europeus na África e preparar a apresentação.
- Refletir criticamente sobre os impactos da exploração econômica na África.