Aula sobre A Riqueza Da Africa

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A África é um continente rico em cultura, história e recursos naturais. Infelizmente, muitas vezes é retratado de forma estereotipada e negativa na mídia e na história ocidental. Nesta aula, vamos explorar a riqueza da África e como ela foi explorada pelos europeus durante o imperialismo. Vamos entender como a exploração econômica afetou as comunidades locais e como isso ainda impacta a África hoje. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que já sabem sobre a África e o imperialismo. Você pode utilizar uma roda de conversa ou um mural para que os alunos compartilhem suas ideias.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Você fará uma apresentação sobre a riqueza da África, mostrando imagens e vídeos que retratem a diversidade cultural e os recursos naturais do continente. Em seguida, fará uma breve explicação sobre o imperialismo e como ele afetou a África.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um produto explorado pelos europeus na África durante o imperialismo, como o ouro, o marfim ou o café. Os alunos deverão pesquisar sobre a história da exploração desse produto na África e como isso afetou as comunidades locais.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo fará uma apresentação sobre o produto que pesquisou, mostrando como ele foi explorado pelos europeus e como isso afetou as comunidades locais. Você pode utilizar um modelo de apresentação em slides para ajudar os alunos a organizarem suas ideias.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos farão uma discussão em grupo sobre como a exploração econômica afetou a África e como isso ainda impacta o continente hoje. Você pode utilizar uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas ideias.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas. Você pode utilizar um modelo de registro de aprendizagem para que os alunos organizem suas ideias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo.
  • Analisar os impactos da exploração econômica sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a história da África e o imperialismo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade da pesquisa e da apresentação sobre o produto explorado pelos europeus na África.
  • Reflexão crítica sobre os impactos da exploração econômica na África.

Ações do professor

  • Apresentar a riqueza da África e o imperialismo de forma clara e objetiva.
  • Organizar as atividades em grupo e orientar os alunos na pesquisa e na apresentação.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a história da África e o imperialismo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre o produto explorado pelos europeus na África e preparar a apresentação.
  • Refletir criticamente sobre os impactos da exploração econômica na África.