Aula sobre A Riqueza Da Africa

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A África é um continente rico em cultura, história e recursos naturais. Infelizmente, muitas vezes é retratado de forma estereotipada e negativa na mídia e na educação. Nesta aula, vamos explorar a riqueza da África e como ela foi explorada pelos europeus durante o imperialismo. Utilizaremos a metodologia ativa de gamificação para criar um mapa de registro de jogos que nos ajudará a entender melhor os produtos africanos utilizados pelos europeus e os impactos que isso teve nas comunidades locais. Ao final da aula, os alunos terão desenvolvido habilidades de análise crítica e reflexão sobre a história da África e sua relação com o mundo.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explicar como a metodologia de gamificação será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel para criar o mapa de registro de jogos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão que pesquisar sobre os principais produtos africanos utilizados pelos europeus durante o imperialismo. Eles podem usar livros didáticos, enciclopédias, sites confiáveis e outras fontes de pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar um jogo que represente um produto africano utilizado pelos europeus. Cada grupo criará um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. Eles devem preencher os campos do mapa de registro de jogos com informações sobre o nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por que o jogo é engajador e será um sucesso.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos devem explicar como o jogo funciona e como ele representa o produto africano escolhido.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir em grupo sobre os produtos africanos apresentados e os impactos que eles tiveram nas comunidades locais.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos irão refletir individualmente sobre o que aprenderam na aula e como isso se relaciona com a história da África e sua relação com o mundo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando a riqueza da África. Reforce sobre a exploração europeia sobre o continente e o modo como esses produtos eram extraídos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo
  • Refletir sobre a história da África e sua relação com o mundo

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do jogo
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo
  • Clareza na apresentação do jogo e das informações contidas no mapa de registro de jogos
  • Participação ativa na discussão em grupo
  • Reflexão individual coerente e bem fundamentada

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia de gamificação e como ela será utilizada
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do jogo
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo
  • Incentivar a reflexão individual e a conexão com a história da África
  • Avaliar os trabalhos dos alunos de forma justa e coerente

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação do jogo
  • Colaborar com o grupo na criação do jogo e no preenchimento do mapa de registro de jogos
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva
  • Participar ativamente da discussão em grupo
  • Refletir individualmente sobre o que foi aprendido na aula e como isso se relaciona com a história da África e sua relação com o mundo.