Aula sobre A Riqueza Da Africa
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A África é um continente rico em cultura, história e recursos naturais. Infelizmente, muitas vezes é retratado de forma estereotipada e negativa na mídia e na educação. Nesta aula, vamos explorar a riqueza da África e como ela foi explorada pelos europeus durante o imperialismo. Utilizaremos a metodologia ativa de gamificação para criar um mapa de registro de jogos que nos ajudará a entender melhor os produtos africanos utilizados pelos europeus e os impactos que isso teve nas comunidades locais. Ao final da aula, os alunos terão desenvolvido habilidades de análise crítica e reflexão sobre a história da África e sua relação com o mundo.
Gamificação
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explicar como a metodologia de gamificação será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel para criar o mapa de registro de jogos.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos terão que pesquisar sobre os principais produtos africanos utilizados pelos europeus durante o imperialismo. Eles podem usar livros didáticos, enciclopédias, sites confiáveis e outras fontes de pesquisa.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos irão criar um jogo que represente um produto africano utilizado pelos europeus. Cada grupo criará um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. Eles devem preencher os campos do mapa de registro de jogos com informações sobre o nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por que o jogo é engajador e será um sucesso.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos devem explicar como o jogo funciona e como ele representa o produto africano escolhido.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir em grupo sobre os produtos africanos apresentados e os impactos que eles tiveram nas comunidades locais.Etapa 6 - Reflexão individual
Os alunos irão refletir individualmente sobre o que aprenderam na aula e como isso se relaciona com a história da África e sua relação com o mundo.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando a riqueza da África. Reforce sobre a exploração europeia sobre o continente e o modo como esses produtos eram extraídos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo
- Refletir sobre a história da África e sua relação com o mundo
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e criação do jogo
- Criatividade e originalidade na criação do jogo
- Clareza na apresentação do jogo e das informações contidas no mapa de registro de jogos
- Participação ativa na discussão em grupo
- Reflexão individual coerente e bem fundamentada
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia de gamificação e como ela será utilizada
- Orientar os alunos na pesquisa e criação do jogo
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo
- Incentivar a reflexão individual e a conexão com a história da África
- Avaliar os trabalhos dos alunos de forma justa e coerente
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e criação do jogo
- Colaborar com o grupo na criação do jogo e no preenchimento do mapa de registro de jogos
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva
- Participar ativamente da discussão em grupo
- Refletir individualmente sobre o que foi aprendido na aula e como isso se relaciona com a história da África e sua relação com o mundo.