Aula sobre A Riqueza Da Africa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A África é um continente rico em recursos naturais e culturais, mas muitas vezes é estereotipado como um lugar de pobreza e conflito. Nesta aula, vamos explorar a riqueza da África e como ela foi explorada pelos europeus durante o imperialismo. Vamos usar a metodologia ativa de Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais envolvente e participativa. Os alunos vão criar atividades relacionadas ao tema e trabalhar em grupos para desenvolver habilidades de análise e reflexão crítica.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância da África na história mundial. Incentive os alunos a compartilhar o que já sabem sobre o assunto. Em seguida, irá dividir a turma em três grupos e explicar como funcionará a metodologia Rotação por estações. Você pode, se o número de alunos for grande, dividir em mais grupos e duplicar as estações; obtendo duas trilhas com as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Produtos africanos

    Os alunos irão pesquisar e apresentar os principais produtos africanos explorados pelos europeus durante o imperialismo. Eles devem discutir como esses produtos foram utilizados e quais foram os impactos sobre as comunidades locais.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Arte africana

    Os alunos irão explorar a arte africana e discutir como ela foi influenciada pelo imperialismo europeu. Eles devem analisar as diferenças entre a arte tradicional africana e a arte produzida durante o período colonial.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Música africana

    Os alunos irão ouvir e analisar diferentes estilos de música africana e discutir como a música foi utilizada como forma de resistência durante o período colonial. Eles devem discutir como a música africana influenciou a música mundial.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos, diferente dos que estavam participando, para discutir as informações que coletaram em cada estação e como elas se relacionam com o tema geral da aula.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá resumir as principais informações da aula e convidar os alunos a compartilhar suas reflexões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos
  • Promover a reflexão sobre a história e a cultura africana
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e colaboração
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo
  • Qualidade das apresentações e análises realizadas pelos alunos
  • Reflexão crítica sobre o tema e suas relações com a história e a cultura africana
  • Habilidade de pesquisa e utilização de fontes confiáveis
  • Criatividade e originalidade na criação das atividades

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da África na história mundial
  • Orientar os alunos na realização das atividades e na pesquisa de fontes confiáveis
  • Estimular a participação ativa e a colaboração em grupo
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão crítica dos alunos
  • Resumir as principais informações da aula e convidar os alunos a compartilhar suas reflexões e aprendizados

Ações do aluno

  • Pesquisar e apresentar informações sobre os produtos africanos explorados pelos europeus durante o imperialismo
  • Analisar a arte africana e discutir como ela foi influenciada pelo imperialismo europeu
  • Ouvir e analisar diferentes estilos de música africana e discutir como a música foi utilizada como forma de resistência durante o período colonial
  • Trabalhar em grupo para discutir as informações coletadas em cada estação e como elas se relacionam com o tema geral da aula
  • Compartilhar suas reflexões e aprendizados com a turma.