Aula sobre A Riqueza Da Africa
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A África é um continente rico em cultura, história e recursos naturais. Infelizmente, muitas vezes é retratado de forma estereotipada e negativa na mídia e na educação. Nesta aula, vamos explorar a riqueza da África e como ela foi explorada pelos europeus durante o imperialismo. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de produtos africanos utilizados no cotidiano dos estudantes, como o café, o cacau e o algodão. Também podemos discutir a importância da preservação da cultura africana e como ela influencia a nossa sociedade atual.
Sala de aula invertida
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema da aula e contextualizar a importância da África na história mundial. Incentive os alunos a compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos receberão um material de estudo sobre o imperialismo na África e deverão ler e fazer anotações. O material pode ser um texto, um vídeo ou uma apresentação de slides.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir o material de estudo e elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Cada grupo deverá apresentar seu template para a turma.Etapa 4 - Apresentação dos produtos africanos
Você irá apresentar alguns produtos que os europeus extraiam da África e mostre o continente como diverso e rico nesse sentido. Faça uma contextualização com o cotidiano dos alunos e alguns produtos que usamos e fazem parte do nosso dia a dia. Incentive os alunos a compartilhar suas experiências com esses produtos.Etapa 5 - Análise dos impactos do imperialismo
Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para analisar os impactos do imperialismo na África. Eles deverão discutir os aspectos disso para o continente e apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 6 - Conclusão
Você irá fazer uma síntese da aula e reforçar a importância da preservação da cultura africana.
Intencionalidades pedagógicas
- Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo.
- Analisar os impactos do imperialismo sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Análise crítica dos impactos do imperialismo na África.
- Coerência e clareza na apresentação das conclusões.
- Participação na síntese da aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Fornecer materiais de estudo relevantes e atualizados.
- Orientar os alunos na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância da preservação da cultura africana.
Ações do aluno
- Ler e fazer anotações sobre o material de estudo.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Elaborar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Analisar criticamente os impactos do imperialismo na África.
- Apresentar suas conclusões para a turma.