Aula sobre A Riqueza Da Africa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A África é um continente rico em cultura, história e recursos naturais. Infelizmente, muitas vezes é retratado de forma estereotipada e negativa na mídia e na educação. Nesta aula, vamos explorar a riqueza da África e como ela foi explorada pelos europeus durante o imperialismo. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de produtos africanos utilizados no cotidiano dos estudantes, como o café, o cacau e o algodão. Também podemos discutir a importância da preservação da cultura africana e como ela influencia a nossa sociedade atual.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e contextualizar a importância da África na história mundial. Incentive os alunos a compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos receberão um material de estudo sobre o imperialismo na África e deverão ler e fazer anotações. O material pode ser um texto, um vídeo ou uma apresentação de slides.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir o material de estudo e elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Cada grupo deverá apresentar seu template para a turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos produtos africanos

    Você irá apresentar alguns produtos que os europeus extraiam da África e mostre o continente como diverso e rico nesse sentido. Faça uma contextualização com o cotidiano dos alunos e alguns produtos que usamos e fazem parte do nosso dia a dia. Incentive os alunos a compartilhar suas experiências com esses produtos.

  5. Etapa 5 - Análise dos impactos do imperialismo

    Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para analisar os impactos do imperialismo na África. Eles deverão discutir os aspectos disso para o continente e apresentar suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá fazer uma síntese da aula e reforçar a importância da preservação da cultura africana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo.
  • Analisar os impactos do imperialismo sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Análise crítica dos impactos do imperialismo na África.
  • Coerência e clareza na apresentação das conclusões.
  • Participação na síntese da aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Fornecer materiais de estudo relevantes e atualizados.
  • Orientar os alunos na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância da preservação da cultura africana.

Ações do aluno

  • Ler e fazer anotações sobre o material de estudo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Elaborar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Analisar criticamente os impactos do imperialismo na África.
  • Apresentar suas conclusões para a turma.