Aula sobre A Ruptura Da Quarta Parede

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A ruptura da Quarta Parede é um conceito utilizado no teatro e no cinema que se refere à quebra da barreira imaginária entre a plateia e a cena, quando os personagens falam diretamente com o público, ou quando a câmera se volta para a plateia. Essa técnica pode ser encontrada em diversas produções audiovisuais, desde clássicos como _A Noviça Rebeld_e até produções mais recentes como a série _House of Cards_. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre essa técnica e como ela pode ser aplicada nas artes visuais. Utilizando a metodologia ativa _Design Thinking_, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor como a plateia se sente quando essa técnica é utilizada.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando o conceito de Quarta Parede e apresentando exemplos de produções audiovisuais que utilizam essa técnica. Em seguida, estimule uma reflexão perguntando aos alunos como eles se sentem quando essa técnica é utilizada.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Oriente os alunos na criação de um mapa de empatia para entender como a plateia se sente quando essa técnica é utilizada. Eles devem preencher os campos "O que ela pensa e sente?", "O que ela escuta?", "O que ela fala e faz?", "O que ela vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Aplicação na arte

    Apresente exemplos de como essa técnica pode ser aplicada nas artes visuais, como em pinturas ou esculturas. Em seguida, os alunos devem discutir em grupos como essa técnica pode ser utilizada para criar uma conexão entre a obra de arte e o espectador.

  4. Etapa 4 - Criação de uma obra de arte

    Oriente os alunos na criação de uma obra de arte que utilize a técnica da ruptura da Quarta Parede. Eles devem pensar em como essa técnica pode ser aplicada na sua obra e como ela pode criar uma conexão com o espectador.

  5. Etapa 5 - Apresentação das obras

    Os alunos devem apresentar suas obras para a turma e explicar como eles utilizaram a técnica da ruptura da Quarta Parede. A turma deve discutir em conjunto como a técnica foi utilizada em cada obra e como ela criou uma conexão com o espectador.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Encerre a aula pedindo aos alunos que reflitam sobre como a técnica da ruptura da Quarta Parede pode ser utilizada em diferentes contextos da vida, não apenas nas artes visuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos ao criarem uma obra de arte que utilize a técnica da ruptura da Quarta Parede.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias em conjunto.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da técnica da ruptura da Quarta Parede na obra de arte criada pelos alunos.
  • Coerência entre a técnica utilizada e a mensagem que a obra de arte busca transmitir.
  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação das obras.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conceito de Quarta Parede e como ele pode ser utilizado nas artes visuais.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na compreensão do tema.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação das obras.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e da criação do mapa de empatia.
  • Utilizar a técnica da ruptura da Quarta Parede de forma criativa e coerente na criação da obra de arte.
  • Apresentar a obra de arte de forma clara e objetiva, explicando como a técnica foi utilizada e qual a mensagem que a obra busca transmitir.