Aula sobre A Ruptura Da Quarta Parede

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A quarta parede é um termo utilizado no teatro para se referir à barreira imaginária entre o palco e a plateia. A ruptura da quarta parede é uma técnica utilizada em diversas manifestações artísticas, como teatro, cinema, televisão e literatura, em que o personagem interage diretamente com o público, quebra a barreira imaginária e cria uma relação mais próxima e interativa.

Exemplos práticos:

- No teatro, a ruptura da quarta parede pode ser vista em peças como "O Auto da Compadecida", em que os personagens interagem com o público e fazem comentários sobre a história;

- No cinema, a técnica é utilizada em filmes como "Deadpool", em que o personagem fala diretamente com o espectador;

- Na televisão, a ruptura da quarta parede pode ser vista em programas como "House of Cards", em que o personagem Frank Underwood fala diretamente com o público.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    A quarta parede é um termo utilizado no teatro para se referir à barreira imaginária entre o palco e a plateia. A ruptura da quarta parede é uma técnica utilizada em diversas manifestações artísticas, como teatro, cinema, televisão e literatura, em que o personagem interage diretamente com o público, quebra a barreira imaginária e cria uma relação mais próxima e interativa.

    Exemplos práticos:

    \- No teatro, a ruptura da quarta parede pode ser vista em peças como "O Auto da Compadecida", em que os personagens interagem com o público e fazem comentários sobre a história;

    \- No cinema, a técnica é utilizada em filmes como "Deadpool", em que o personagem fala diretamente com o espectador;

    \- Na televisão, a ruptura da quarta parede pode ser vista em programas como "House of Cards", em que o personagem Frank Underwood fala diretamente com o público.


  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema "A ruptura da Quarta Parede" e explique a técnica aos alunos. Em seguida, divida a turma em grupos e entregue um estudo de caso para cada grupo. O estudo de caso deve conter informações sobre uma obra que utiliza a técnica da ruptura da quarta parede.

  3. Etapa 3 - Leitura e análise do estudo de caso

    Os alunos irão ler e analisar o estudo de caso em grupo. Eles devem identificar os elementos da obra que utilizam a técnica da ruptura da quarta parede e como isso afeta a relação entre o personagem e o público.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar sua análise para a turma e discutir as diferentes formas como a técnica é utilizada na obra.

  5. Etapa 5 - Criação do infográfico

    Os alunos irão criar um modelo de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre a obra analisada. O infográfico deve conter informações sobre a história, os personagens, a técnica da ruptura da quarta parede e sua influência na obra.

  6. Etapa 6 - Preenchimento do infográfico

    Cada grupo irá preencher o infográfico com as informações analisadas e discutidas em grupo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma e explicar as informações contidas nele.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos e as intencionalidades pedagógicas. Os alunos também devem avaliar o trabalho em grupo e a própria participação na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo;
  • Qualidade do infográfico produzido;
  • Clareza e objetividade na apresentação;
  • Capacidade de análise e interpretação da técnica da ruptura da quarta parede;
  • Capacidade de contextualização da obra analisada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a técnica da ruptura da quarta parede;
  • Dividir a turma em grupos e entregar o estudo de caso;
  • Orientar e acompanhar o trabalho em grupo;
  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.

Ações do aluno

  • Ler e analisar o estudo de caso em grupo;
  • Identificar os elementos da obra que utilizam a técnica da ruptura da quarta parede;
  • Discutir em grupo as diferentes formas como a técnica é utilizada na obra;
  • Criar o modelo de infográfico;
  • Preencher o infográfico com as informações analisadas.