Aula sobre A Ruptura Da Quarta Parede

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A ruptura da Quarta Parede é uma técnica teatral que consiste em quebrar a barreira imaginária entre a plateia e o palco, fazendo com que os personagens interajam diretamente com o público. Essa técnica pode ser encontrada em diversas formas de arte, como no cinema, na televisão e na literatura, e é uma ferramenta poderosa para envolver o espectador na história. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a técnica da ruptura da Quarta Parede e como ela pode ser aplicada em diferentes formas de arte, como no teatro, na televisão e nos jogos eletrônicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a técnica da ruptura da Quarta Parede. Para isso, utilize exemplos de filmes, séries de televisão ou jogos eletrônicos que os alunos conheçam. Em seguida, divida os alunos em grupos para trabalhar em estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Teatro

    Na primeira estação, os alunos irão assistir a uma cena teatral que utiliza a técnica da ruptura da Quarta Parede e, em seguida, irão discutir em grupo sobre como essa técnica foi utilizada e o que ela acrescentou à cena.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Televisão

    Na segunda estação, os alunos irão assistir a um episódio de televisão que utiliza a técnica da ruptura da Quarta Parede e, em seguida, irão discutir em grupo sobre como essa técnica foi utilizada e o que ela acrescentou ao episódio.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Jogos Eletrônicos

    Na terceira estação, os alunos irão jogar um jogo eletrônico que utiliza a técnica da ruptura da Quarta Parede e, em seguida, irão discutir em grupo sobre como essa técnica foi utilizada e o que ela acrescentou ao jogo.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Na conclusão da aula, os alunos irão apresentar em grupo o que aprenderam sobre a técnica da ruptura da Quarta Parede e como ela pode ser aplicada em diferentes formas de arte. Incentive a participação de todos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.
  • Ampliar o repertório cultural dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Capacidade de análise crítica sobre a utilização da técnica da ruptura da Quarta Parede nas diferentes formas de arte.
  • Apresentação clara e objetiva sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Orientar os alunos durante as estações.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir e analisar as cenas teatrais, episódios de televisão e jogos eletrônicos que utilizam a técnica da ruptura da Quarta Parede;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Apresentar em grupo o aprendido na aula.