Aula sobre A Ruptura Da Quarta Parede

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A ruptura da quarta parede é uma técnica teatral em que os personagens interagem diretamente com a plateia, quebrando a barreira imaginária que separa o palco do público. Essa técnica surgiu no século XVIII, mas ganhou força no século XX com o teatro do absurdo e o teatro político. Na arte contemporânea, a ruptura da quarta parede também é utilizada em outras formas de expressão, como no cinema e na televisão.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A ruptura da quarta parede é uma técnica teatral em que os personagens interagem diretamente com a plateia, quebrando a barreira imaginária que separa o palco do público. Essa técnica surgiu no século XVIII, mas ganhou força no século XX com o teatro do absurdo e o teatro político. Na arte contemporânea, a ruptura da quarta parede também é utilizada em outras formas de expressão, como no cinema e na televisão.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Apresente o tema aos alunos e explique a técnica da ruptura da quarta parede. Em seguida, os alunos devem pesquisar exemplos de peças teatrais, filmes ou séries que utilizam essa técnica.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos exemplos

    Cada grupo de alunos deve apresentar um exemplo de peça teatral, filme ou série que utiliza a técnica da ruptura da quarta parede. Em seguida, os alunos devem discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os exemplos apresentados.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Produção de uma cena

    Os alunos devem produzir uma cena teatral em que utilizem a técnica da ruptura da quarta parede. Eles podem escolher um dos exemplos apresentados na etapa 2 ou criar uma cena original.

  6. Etapa 6 - Apresentação das cenas

    Cada grupo de alunos deve apresentar a cena teatral produzida para a turma. Em seguida, os alunos devem discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre as cenas apresentadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos devem utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 3 para avaliar a atividade realizada e compartilhar suas reflexões com a turma.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Faça uma síntese da atividade realizada e reforçar os principais aprendizados obtidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica;
  • Contextualizar a técnica da ruptura da quarta parede no tempo e no espaço;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo;
  • Identificação correta da técnica da ruptura da quarta parede em exemplos apresentados;
  • Capacidade de contextualizar a técnica no tempo e no espaço.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a técnica da ruptura da quarta parede;
  • Orientar os alunos na pesquisa e na análise dos exemplos;
  • Estimular a participação e a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre exemplos de peças teatrais, filmes ou séries que utilizam a técnica da ruptura da quarta parede;
  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Identificar a técnica da ruptura da quarta parede nos exemplos apresentados.