Aula sobre A Servidao Medieval E A Escravidao Moderna

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A servidão medieval e a escravidão moderna são temas importantes para entendermos a história da humanidade e as relações de poder que se estabeleceram ao longo do tempo. A servidão medieval foi um sistema de trabalho que surgiu na Europa durante a Idade Média, no qual os camponeses eram obrigados a trabalhar nas terras dos senhores feudais em troca de proteção e moradia. Já a escravidão moderna é um fenômeno que ainda ocorre em muitos lugares do mundo, no qual pessoas são submetidas a trabalhos forçados, sem remuneração adequada e sem liberdade. Vamos discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval, utilizando a metodologia ativa Design Sprint.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval. Os alunos deverão fazer anotações e tirar dúvidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa mental sobre o tema, destacando as principais características da escravidão moderna e suas diferenças em relação aos outros sistemas de trabalho.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa mental e os alunos deverão discutir em conjunto as semelhanças e diferenças entre eles, chegando a um consenso sobre as principais características da escravidão moderna.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos deverão criar um infográfico sobre o tema, utilizando as informações discutidas nas etapas anteriores. Disponibilize materiais de apoio, como imagens e textos, para ajudar na criação do infográfico.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deverá apresentar seu infográfico para a turma e os alunos deverão avaliar a qualidade do trabalho, destacando os pontos positivos e negativos de cada um.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a história da humanidade e as relações de poder que se estabeleceram ao longo do tempo.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na apresentação do conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
  • Qualidade do mapa mental e do infográfico produzidos pelos alunos.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do mapa mental e do infográfico.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Fazer anotações e tirar dúvidas sobre o tema apresentado.
  • Criar um mapa mental sobre o tema em grupo.
  • Criar um infográfico sobre o tema em grupo.