Aula sobre A Servidao Medieval E A Escravidao Moderna

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A servidão medieval e a escravidão moderna são temas importantes para entendermos a história da humanidade e refletirmos sobre as relações de poder e exploração que ainda existem em nossa sociedade. A servidão medieval era uma forma de trabalho forçado em que os camponeses eram obrigados a trabalhar nas terras dos senhores feudais em troca de proteção e moradia. Já a escravidão moderna é uma forma de exploração em que as pessoas são tratadas como objetos e forçadas a trabalhar sem remuneração ou em condições precárias. Utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia e discutir as diferenças entre essas formas de trabalho forçado.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique as diferenças entre a servidão medieval e a escravidão moderna. Serão utilizados exemplos práticos para que os alunos possam entender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher o mapa com informações sobre as pessoas que eram servas medievais e as pessoas que são vítimas da escravidão moderna.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações que foram colocadas no mapa de empatia. Eles deverão identificar as diferenças entre as duas formas de trabalho forçado e as consequências para as pessoas que eram ou são vítimas dessas práticas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma. Faça a mediação da discussão e estimule a participação dos alunos.

  5. Etapa 5 - Debate em sala de aula

    Proponha um debate sobre as diferenças entre a servidão medieval e a escravidão moderna. Os alunos deverão expor suas opiniões e argumentos sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Conclua reforçando os pontos principais que foram discutidos e incentivando os alunos a continuarem refletindo sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
  • Estimular a empatia e a reflexão crítica sobre as relações de poder e exploração na sociedade.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão das diferenças entre a servidão medieval e a escravidão moderna.
  • Capacidade de argumentação e reflexão crítica sobre o tema.
  • Criatividade na criação do mapa de empatia.
  • Reflexão individual sobre o que foi aprendido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o tema.
  • Encerrar reforçando os pontos principais que foram discutidos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia com informações sobre as pessoas que eram servas medievais e as pessoas que são vítimas da escravidão moderna.
  • Discutir em grupo as informações que foram colocadas no mapa de empatia.
  • Participar ativamente do debate.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o que foi aprendido.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em suas vidas.