Aula sobre A Servidao Medieval E A Escravidao Moderna
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A servidão medieval e a escravidão moderna são temas importantes para entendermos a história da humanidade e as relações de poder que se estabelecem entre as pessoas. A servidão medieval foi um sistema de trabalho que existiu na Europa durante a Idade Média, no qual os camponeses eram obrigados a trabalhar nas terras dos senhores feudais em troca de proteção e moradia. Já a escravidão moderna é um fenômeno que ainda ocorre em muitos lugares do mundo, no qual pessoas são submetidas a trabalhos forçados, sem remuneração adequada e sem liberdade. Vamos discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval. Utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a diferença entre servidão medieval e escravidão moderna. Em seguida, faça a divisão da turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Cada grupo irá pesquisar sobre um dos seguintes tópicos: escravidão moderna no Brasil, escravismo antigo ou servidão medieval. Os alunos deverão buscar informações em livros, sites e outras fontes confiáveis.Etapa 3 - Debate em grupo
Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e debater com os demais grupos sobre as diferenças e semelhanças entre os sistemas de trabalho estudados.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate.Etapa 5 - Debate final
Os grupos irão debater novamente, desta vez utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa anterior. Avalie o desempenho dos alunos durante o debate.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e peça para os alunos escreverem um pequeno texto sobre o que aprenderam.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos e ofereça um feedback sobre o que foi bem e o que pode ser melhorado.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir conceitos históricos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Criar e utilizar uma rúbrica de avaliação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo.
- Qualidade das informações apresentadas durante o debate.
- Utilização adequada do template de avaliação por rúbrica.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante o debate e dar feedback.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar e utilizar adequadamente o template de avaliação por rúbrica.