Aula sobre A Servidao Medieval E A Escravidao Moderna
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, faça a divisão dos alunos em três grupos, que deverão vivenciar todas as estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Servidão medievalNesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a servidão medieval e criar um cartaz explicando como funcionava esse sistema de trabalho. Eles também deverão apresentar exemplos de como a servidão medieval pode ser encontrada em livros, filmes ou séries.
Estação 2 - Escravidão moderna
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a escravidão moderna e criar um vídeo explicando como funciona esse sistema de trabalho. Eles também deverão apresentar exemplos de como a escravidão moderna pode ser encontrada em notícias ou reportagens.
Estação 3 - Comparação entre servidão medieval e escravidão moderna
Nesta estação, os alunos irão comparar a servidão medieval e a escravidão moderna, criando um quadro comparativo com as principais diferenças e semelhanças entre os dois sistemas de trabalho. Eles também deverão apresentar exemplos de como essas diferenças e semelhanças podem ser encontradas em livros, filmes ou séries.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Após a realização das atividades em cada estação, os alunos se reunirão em grupos para discutir o que aprenderam e como as atividades ajudaram a compreender melhor o tema.Etapa 4 - Conclusão
Conclua fazendo uma síntese do que foi discutido e reforçando a importância de entendermos a história da humanidade e as relações de poder que se estabelecem entre as pessoas.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de cartazes e vídeos.
- Promover a colaboração e a discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade dos cartazes e vídeos criados pelos alunos.
- Contribuição dos alunos na discussão em grupo.
- Compreensão dos conceitos de servidão medieval e escravidão moderna.
- Capacidade de comparar e identificar as diferenças e semelhanças entre os dois sistemas de trabalho.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada.
- Orientar os alunos na realização das atividades em cada estação.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Fazer uma síntese do que foi discutido.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a servidão medieval e criar um cartaz explicando como funcionava esse sistema de trabalho.
- Pesquisar sobre a escravidão moderna e criar um vídeo explicando como funciona esse sistema de trabalho.
- Comparar a servidão medieval e a escravidão moderna, criando um quadro comparativo com as principais diferenças e semelhanças entre os dois sistemas de trabalho.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Contribuir para a criação de um ambiente colaborativo e de aprendizagem mútua.