Aula sobre A Servidao Medieval E A Escravidao Moderna

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A servidão medieval e a escravidão moderna são temas importantes para entendermos a história da humanidade e as relações de poder que se estabelecem entre as pessoas. A servidão medieval foi um sistema de trabalho que vigorou na Europa durante a Idade Média, no qual os camponeses eram obrigados a trabalhar nas terras dos senhores feudais em troca de proteção e moradia. Já a escravidão moderna é um fenômeno que ainda ocorre em muitos lugares do mundo, no qual pessoas são submetidas a trabalhos forçados, sem remuneração adequada e sem liberdade. Vamos discutir as diferenças entre esses dois sistemas e como a escravidão moderna ainda afeta a vida de muitas pessoas no mundo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a diferença entre servidão medieval e escravidão moderna. Em seguida, proponha aos alunos que formem grupos de 4 a 5 pessoas e distribua um texto curto sobre o tema para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Leitura e discussão em grupo

    Os alunos devem ler o texto em grupo e discutir as principais ideias apresentadas. Auxilie os grupos que tiverem dúvidas ou dificuldades.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como criar um mapa conceitual e fornecer exemplos práticos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as diferenças entre servidão medieval e escravidão moderna, levando em consideração as ideias apresentadas nos mapas conceituais. Auxilie os grupos que tiverem dúvidas ou dificuldades.

  6. Etapa 6 - Plenária

    Conduza uma plenária para que os grupos apresentem suas conclusões e debatam as diferenças entre servidão medieval e escravidão moderna. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce as principais ideias apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na plenária.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo.
  • Coerência e clareza das ideias apresentadas na discussão em grupo e na plenária.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e as atividades propostas.
  • Auxiliar os grupos que tiverem dúvidas ou dificuldades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na plenária.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo.
  • Criar o mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e na plenária.