Aula sobre A Sociedade Medieval
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A sociedade medieval é um tema importante para entendermos a formação da sociedade ocidental. Nesta aula, vamos trabalhar a diferença entre escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar esses conceitos e entender como eles influenciaram a sociedade medieval.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explicar a diferença entre escravidão, servidão e trabalho livre. Utilize exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Definição do problema
Cada grupo deverá definir um problema relacionado ao tema. Auxilie os estudantes na escolha do problema e na definição dos objetivos.Etapa 4 - Geração de alternativas
Os grupos deverão gerar alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Auxilie na escolha das alternativas e na definição dos critérios de avaliação.Etapa 5 - Solução
Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e apresentar a solução para o problema. Avalie a solução apresentada pelos grupos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos irão discutir as soluções apresentadas pelos outros grupos e avaliar as soluções apresentadas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e a comunicação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Definição clara do problema.
- Geração de alternativas criativas e viáveis.
- Escolha da melhor alternativa para solucionar o problema.
- Apresentação clara e objetiva da solução.
- Participação ativa na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Auxiliar na escolha do problema e na definição dos objetivos.
- Auxiliar na escolha das alternativas e na definição dos critérios de avaliação.
- Avaliar a solução apresentada pelos grupos.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Ações do aluno
- Definir um problema relacionado ao tema.
- Gerar alternativas para solucionar o problema.
- Escolher a melhor alternativa para solucionar o problema.
- Apresentar a solução de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente da discussão em grupo.