Aula sobre A Sociedade Medieval

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A sociedade medieval é um tema importante para entendermos a formação da sociedade ocidental. Nesta aula, vamos trabalhar a diferença entre escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar esses conceitos e entender como eles influenciaram a sociedade medieval.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explicar a diferença entre escravidão, servidão e trabalho livre. Utilize exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado ao tema. Auxilie os estudantes na escolha do problema e na definição dos objetivos.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão gerar alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Auxilie na escolha das alternativas e na definição dos critérios de avaliação.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e apresentar a solução para o problema. Avalie a solução apresentada pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as soluções apresentadas pelos outros grupos e avaliar as soluções apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e a comunicação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Definição clara do problema.
  • Geração de alternativas criativas e viáveis.
  • Escolha da melhor alternativa para solucionar o problema.
  • Apresentação clara e objetiva da solução.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar na escolha do problema e na definição dos objetivos.
  • Auxiliar na escolha das alternativas e na definição dos critérios de avaliação.
  • Avaliar a solução apresentada pelos grupos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Ações do aluno

  • Definir um problema relacionado ao tema.
  • Gerar alternativas para solucionar o problema.
  • Escolher a melhor alternativa para solucionar o problema.
  • Apresentar a solução de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.