Aula sobre A Sociedade Medieval
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A sociedade medieval é um tema importante para entendermos a formação da sociedade ocidental. Nessa época, a Europa passou por grandes transformações, como a queda do Império Romano e a formação dos reinos germânicos. A sociedade medieval era dividida em três classes: nobreza, clero e servos. Nessa aula, vamos aprender a diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância de entender a diferença entre escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Disponibilize um material para os estudantes pesquisarem sobre o tema. Assim terão embasamento na criação do mapa conceitual.Etapa 4 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo irá criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo.
- Participação ativa dos alunos no debate em sala de aula.
- Compreensão dos alunos sobre as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada.
- Mediar o debate em sala de aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.
- Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
- Participar ativamente do debate em sala de aula.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Fazer perguntas e tirar dúvidas.
- Participar da discussão em grupo.