Aula sobre A Sociedade Medieval

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A sociedade medieval é um tema importante para entendermos a formação da sociedade ocidental. Nessa época, a Europa passou por grandes transformações, como a queda do Império Romano e a formação dos reinos germânicos. A sociedade medieval era dividida em três classes: nobreza, clero e servos. Nessa aula, vamos aprender a diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância de entender a diferença entre escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Disponibilize um material para os estudantes pesquisarem sobre o tema. Assim terão embasamento na criação do mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo irá criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo.
  • Participação ativa dos alunos no debate em sala de aula.
  • Compreensão dos alunos sobre as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada.
  • Mediar o debate em sala de aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
  • Participar ativamente do debate em sala de aula.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas.
  • Participar da discussão em grupo.