Aula sobre A Sociedade Medieval

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A sociedade medieval é um tema importante para entendermos a formação da sociedade ocidental. Nessa época, a Europa passou por grandes transformações, como a queda do Império Romano e a formação dos reinos germânicos. Além disso, a Igreja Católica teve um papel fundamental na organização social e política da época. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as diferentes formas de trabalho na sociedade medieval.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade. Em seguida, irá explique a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupo

    Divida os estudantes em grupos, e distribua uma classe social para cada grupo. Alguns grupos ficarão com os servos, outros com os nobres, e outros com o clero. Além disso, dê uma tarefa para cada membro do grupo. Um será responsável por mediar a discussão, outro será guardião do tempo, outro anotará as ideias, outro apresentará a discussão para a turma e o outro coordenará e organizará o grupo.

  3. Etapa 3 - Leitura

    Disponibilize um texto sobre as classes para cada grupo.

  4. Etapa 4 - Mapa de empatia

    Cada grupo fará um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada campo será preenchido com informações sobre os diferentes povos que fazia parte da sociedade medieval.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    O membro responsável pelas apresentações apresentará o mapa da empatia construído pelo grupo para todos. Essa poderá ser uma apresentação rápida.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância de entender a sociedade medieval para compreender a formação da sociedade ocidental.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciarclero, nobres e servos na sociedade medieval.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Promover o debate e a reflexão crítica sobre a sociedade medieval e sua influência na formação da sociedade ocidental.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão das diferenças entre clero, nobres e servos na sociedade medieval.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre a sociedade medieval e sua influência na formação da sociedade ocidental.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Propor exemplos práticos e didáticos para ilustrar as diferentes formas de trabalho na sociedade medieval.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa de empatia para entender melhor as diferentes formas de trabalho na sociedade medieval.
  • Debater em grupo sobre as diferenças entre clero, nobres e servos na sociedade medieval.