Aula sobre A Sociedade Medieval
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a metodologia rotação por estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Separe a turma em três grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:Estação 1 - Clero
Nesta estação, os alunos irão trabalhar a vida do clero na sociedade medieval. Eles podem pesquisar sobre a importância do clero na igreja, os tipos de clérigos, as atividades que realizavam, como adquiriam conhecimento e como o clero influenciou a sociedade medieval. Os alunos devem criar um mapa mental sobre o que aprenderam.
Estação 2 - Servidão
Nesta estação, os alunos irão trabalhar a vida dos servos na sociedade medieval. Eles podem pesquisar sobre como os servos eram organizados, suas obrigações para com os senhores feudais, suas condições de vida, suas atividades econômicas e como a servidão influenciou a sociedade medieval. Os alunos devem criar um mapa mental sobre o que aprenderam.
Estação 3 - Nobres
Nesta estação, os alunos irão trabalhar a vida dos nobres na sociedade medieval. Eles podem pesquisar sobre a origem dos nobres, seu papel na sociedade feudal, suas responsabilidades, privilégios e como a nobreza influenciou a sociedade medieval. Os alunos devem criar um mapa mental sobre o que aprenderam.
Etapa 3 - Conclusão
Na conclusão, os grupos irão se reunir e compartilhar o que aprenderam em suas estações. Faça perguntas para os alunos para verificar se eles entenderam as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar clero, nobres e servos na sociedade medieval.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de mapas mentais.
- Promover a colaboração entre os alunos na troca de informações e conhecimentos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
- Criatividade na criação dos mapas mentais.
- Compreensão das diferenças entre clero, nobres e servos na sociedade medieval..
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia Rotação por estações.
- Orientar os alunos nas pesquisas e na criação dos mapas mentais.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer perguntas para verificar se os alunos entenderam as diferenças entre clero, nobres e servos na sociedade medieval.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar pesquisas sobre a vida do clero, nobres e servos na sociedade medieval.
- Criar mapas mentais para compartilhar com os outros grupos.
- Colaborar com os colegas na troca de informações e conhecimentos.
- Demonstrar compreensão das diferenças entre clero, nobres e servos na sociedade medieval.