Aula sobre A Sociedade Medieval

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A sociedade medieval é um tema importante para entendermos a formação da sociedade ocidental. Nesta aula, vamos trabalhar a diferença entre clero, nobres e servos na sociedade medieval. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Por exemplo, uma estação pode trabalhar a vida do clero, outra pode trabalhar a vida dos nobres e a terceira pode trabalhar a vida dos servos. O objetivo é que os alunos possam diferenciar esses três grupos sociais e entender como eles influenciaram a sociedade medieval.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a metodologia rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Separe a turma em três grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:

    Estação 1 - Clero

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar a vida do clero na sociedade medieval. Eles podem pesquisar sobre a importância do clero na igreja, os tipos de clérigos, as atividades que realizavam, como adquiriam conhecimento e como o clero influenciou a sociedade medieval. Os alunos devem criar um mapa mental sobre o que aprenderam.

    Estação 2 - Servidão

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar a vida dos servos na sociedade medieval. Eles podem pesquisar sobre como os servos eram organizados, suas obrigações para com os senhores feudais, suas condições de vida, suas atividades econômicas e como a servidão influenciou a sociedade medieval. Os alunos devem criar um mapa mental sobre o que aprenderam.

    Estação 3 - Nobres

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar a vida dos nobres na sociedade medieval. Eles podem pesquisar sobre a origem dos nobres, seu papel na sociedade feudal, suas responsabilidades, privilégios e como a nobreza influenciou a sociedade medieval. Os alunos devem criar um mapa mental sobre o que aprenderam.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Na conclusão, os grupos irão se reunir e compartilhar o que aprenderam em suas estações. Faça perguntas para os alunos para verificar se eles entenderam as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar clero, nobres e servos na sociedade medieval.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de mapas mentais.
  • Promover a colaboração entre os alunos na troca de informações e conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
  • Criatividade na criação dos mapas mentais.
  • Compreensão das diferenças entre clero, nobres e servos na sociedade medieval..

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia Rotação por estações.
  • Orientar os alunos nas pesquisas e na criação dos mapas mentais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer perguntas para verificar se os alunos entenderam as diferenças entre clero, nobres e servos na sociedade medieval.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas sobre a vida do clero, nobres e servos na sociedade medieval.
  • Criar mapas mentais para compartilhar com os outros grupos.
  • Colaborar com os colegas na troca de informações e conhecimentos.
  • Demonstrar compreensão das diferenças entre clero, nobres e servos na sociedade medieval.