Aula sobre A Sociedade Medieval

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A sociedade medieval é um tema importante para entendermos a formação da sociedade ocidental. Nesta aula, será trabalhada a diferença entre clero, nobres e servos na sociedade medieval. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias. É importante que os alunos compreendam as diferentes funções e papéis desempenhados pelo clero, nobres e servos na sociedade medieval.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e o contextualize com exemplos práticos. Explique a importância do clero, nobres e servos na sociedade medieval e como esses grupos influenciaram a organização social da época.. Em seguida, explique a metodologia Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre o clero, nobres e servos na sociedade medieval. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros e artigos, ou indique sites confiáveis.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa e esclareça as dúvidas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo os mapas conceituais criados e apresentar suas ideias para a turma. Medie a discussão e incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Promova um debate sobre as diferenças entre clero, nobres e servos na sociedade medieval. Os alunos devem expor suas opiniões e argumentos, discutindo a influência desses grupos na estrutura social da época. É importante que os argumentos sejam bem embasados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce os principais pontos abordados na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar clero, nobres e servos na sociedade medieval.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação e o debate em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade das ideias apresentadas no mapa conceitual.
  • Participação no debate em grupo.
  • Coerência e clareza na exposição de argumentos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar a metodologia Sala de Aula Invertida e orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos.
  • Promover o debate sobre as diferenças entre clero, nobres e servos na sociedade medieval.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar os principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o clero, nobres e servos na sociedade medieval.
  • Criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias.
  • Discutir em grupo os mapas conceituais criados e apresentar suas ideias para a turma.
  • Participar do debate sobre as diferenças entre clero, nobres e servos na sociedade medieval, expondo argumentos e ouvindo os colegas.