A vinda da corte de D. João VI ao Brasil

Você já sabe que em 1808 a Família Real veio para o Brasil fugindo do exército francês de Napoleão. Nessa aula de História, vamos entender quais foram as transformações ocorridas no Rio de Janeiro como consequência dessa mudança. Bons estudos!


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa certa sobre a chegada da família real no Brasil em 1808:

    A) A cidade do Rio de Janeiro, capital do Brasil, estava preparada pra receber a corte portuguesa.

    B) Os portos brasileiros foram abertos às nações amigas e aconteceram várias mudanças no Rio de Janeiro, que começou a se modernizar.

    C) Com a chegada da família real, a escravidão foi abolida pela princesa Isabel.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Gamificação:

    A vinda da corte de D. João VI ao Brasil é um tema importante para entendermos a história política e social do Brasil. Em 1808, a corte portuguesa se instalou no Rio de Janeiro, trazendo consigo uma série de mudanças que afetaram a organização política e social do país. Com a metodologia ativa Gamificação, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro que aborde o tema e seus subtópicos, como a abertura dos portos, a criação do Banco do Brasil, a chegada da imprensa, entre outros. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
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  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    A vinda da corte de D. João VI ao Brasil é um tema importante para entendermos a história política brasileira. Em 1808, a corte portuguesa se instalou no Rio de Janeiro, trazendo consigo uma série de mudanças políticas, sociais e econômicas para o país. Com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o tema, com o objetivo de caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira. Para isso, os alunos deverão pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema, organizando-as de forma clara e objetiva em um mapa conceitual.
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  5. 5. Design Thinking:

    A vinda da corte de D. João VI ao Brasil é um tema importante para entendermos a história política brasileira. Em 1808, a corte portuguesa se instalou no Rio de Janeiro, fugindo das tropas napoleônicas que invadiram Portugal. Essa mudança teve consequências significativas para o Brasil, como a abertura dos portos às nações amigas, a criação de instituições culturais e científicas, a vinda de artistas e intelectuais europeus, entre outras. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia e entender melhor como as pessoas da época pensavam, sentiam, viam e ouviam sobre a chegada da corte ao Brasil.
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  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A vinda da corte de D. João VI ao Brasil é um tema importante para entendermos a história política brasileira. A chegada da corte portuguesa em 1808 trouxe mudanças significativas para o país, como a abertura dos portos às nações amigas, a criação de instituições culturais e científicas e a transferência da capital para o Rio de Janeiro. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver a habilidade de caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira. Para isso, os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os seguintes critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  7. 7. Ensino Híbrido:

    A vinda da corte de D. João VI ao Brasil é um tema importante para entendermos a história política brasileira. A chegada da corte portuguesa em 1808 trouxe mudanças significativas para o país, como a abertura dos portos às nações amigas, a criação de instituições culturais e científicas, além de ter sido um passo importante para a independência do Brasil. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
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  8. 8. Rotação por estações:

    A vinda da corte de D. João VI ao Brasil é um tema importante para entendermos a história política e social do Brasil. Em 1808, a corte portuguesa se instalou no Rio de Janeiro, trazendo consigo uma série de mudanças que afetaram a organização política e social do país. Com a metodologia de Rotação por estações, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes aspectos desse período histórico, como a chegada da corte, a abertura dos portos, a criação do Banco do Brasil, entre outros. A atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
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