Aula sobre A Vinda Da Corte De D Joao Vi Ao Brasil

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A vinda da corte de D. João VI ao Brasil é um tema importante para entendermos a história política brasileira. Em 1808, a corte portuguesa se instalou no Rio de Janeiro, fugindo das tropas napoleônicas que invadiram Portugal. Essa mudança teve consequências significativas para o Brasil, como a abertura dos portos às nações amigas, a criação de instituições culturais e científicas, a vinda de artistas e intelectuais europeus, entre outras. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia e entender melhor como as pessoas da época pensavam, sentiam, viam e ouviam sobre a chegada da corte ao Brasil.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique sobre a importância da vinda da corte para o Brasil. Em seguida, os alunos farão uma roda de conversa para compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking

    Explique o que é Design Thinking e como essa metodologia pode ser aplicada em sala de aula. Você pode selecionar vídeos explicativos sobre a temática e que tenham relação com a metodologia, para facilitar a compreensão dos alunos. Algumas sugestões estão disponíveis abaixo, no item _dicas_.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel com o mapa de empatia. Cada grupo escolherá um personagem da época (como um escravo, um comerciante, um artista, um membro da corte, etc.) e preencherá o mapa com informações sobre o que esse personagem pensava, sentia, via, ouvia, suas dores e ganhos em relação à chegada da corte ao Brasil.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações que foram coletadas e discutindo as diferenças entre os personagens escolhidos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma fará uma discussão em grupo sobre as informações apresentadas nos mapas de empatia. O professor fará perguntas para estimular a reflexão dos alunos sobre as diferentes perspectivas e experiências dos personagens da época.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese da aula, destacando os pontos mais importantes e reforçando a importância de entendermos a história a partir de diferentes perspectivas. E, por último, incentive os alunos a refletirem sobre as consequências desse marco histórico para a sociedade brasileira.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Você pode propor uma tarefa de casa para os alunos, como a criação de um texto ou desenho que represente a chegada da corte ao Brasil a partir da perspectiva de um dos personagens estudados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a história a partir de diferentes perspectivas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas nos mapas de empatia.
  • Capacidade dos alunos em refletir criticamente sobre a história a partir de diferentes perspectivas.
  • Coerência e criatividade na tarefa de casa (opcional).

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão crítica dos alunos.
  • Fazer uma síntese da aula e destacar os pontos mais importantes.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar na construção do conhecimento.
  • Refletir criticamente sobre a história a partir de diferentes perspectivas.
  • Apresentar informações claras e objetivas nos mapas de empatia.
  • Realizar a tarefa de casa (opcional) com coerência e criatividade.