Aula sobre A Vinda Da Corte De D Joao Vi Ao Brasil
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A vinda da corte de D. João VI ao Brasil é um tema importante para entendermos a história política brasileira. A chegada da corte portuguesa em 1808 trouxe mudanças significativas para o país, como a abertura dos portos às nações amigas, a criação de instituições culturais e científicas, além de ter sido um passo importante para a independência do Brasil. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e a metodologia que será utilizada na aula. Explique aos alunos que eles criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Contextualização
Os alunos irão pesquisar sobre a vinda da corte de D. João VI ao Brasil e criar um texto explicando o contexto histórico da época. Eles irão compartilhar seus textos com a turma e discutir as informações apresentadas.Etapa 3 - Subtópicos
Os alunos irão dividir-se em grupos e escolher um subtópico relacionado ao tema, como a abertura dos portos, a criação de instituições culturais e científicas, entre outros. Eles irão pesquisar sobre o subtópico escolhido e criar um texto explicando-o. Em seguida, irão compartilhar seus textos com a turma e discutir as informações apresentadas.Etapa 4 - Check-in
Os alunos irão preencher o campo de Check-in em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam até o momento.Etapa 5 - Desdobramentos
Os alunos irão pesquisar sobre os desdobramentos da vinda da corte de D. João VI ao Brasil, como a independência do país. Eles irão criar um texto explicando os desdobramentos e compartilhar seus textos com a turma.Etapa 6 - Check-out
Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam ao longo da aula.Etapa 7 - Conclusão
Conduza uma discussão com a turma sobre o que foi aprendido na aula e incentive os alunos a refletirem sobre como isso se relaciona com a história política brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar textos explicativos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
- Qualidade dos textos criados pelos alunos.
- Preenchimento correto dos campos de Check-in e Check-out nos templates de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula.
- Conduzir a discussão sobre o que foi aprendido na aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos na pesquisa e discussão em grupo.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a vinda da corte de D. João VI ao Brasil e criar um texto explicando o contexto histórico da época.
- Pesquisar sobre um subtópico relacionado ao tema e criar um texto explicando-o.
- Preencher corretamente os campos de Check-in e Check-out nos templates de registro de aprendizagem.