Aula sobre A Vinda Da Corte De D Joao Vi Ao Brasil

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A vinda da corte de D. João VI ao Brasil é um tema importante para entendermos a história política brasileira. A chegada da corte portuguesa em 1808 trouxe mudanças significativas para o país, como a abertura dos portos às nações amigas, a criação de instituições culturais e científicas, além de ter sido um passo importante para a independência do Brasil. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e a metodologia que será utilizada na aula. Explique aos alunos que eles criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Os alunos irão pesquisar sobre a vinda da corte de D. João VI ao Brasil e criar um texto explicando o contexto histórico da época. Eles irão compartilhar seus textos com a turma e discutir as informações apresentadas.

  3. Etapa 3 - Subtópicos

    Os alunos irão dividir-se em grupos e escolher um subtópico relacionado ao tema, como a abertura dos portos, a criação de instituições culturais e científicas, entre outros. Eles irão pesquisar sobre o subtópico escolhido e criar um texto explicando-o. Em seguida, irão compartilhar seus textos com a turma e discutir as informações apresentadas.

  4. Etapa 4 - Check-in

    Os alunos irão preencher o campo de Check-in em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam até o momento.

  5. Etapa 5 - Desdobramentos

    Os alunos irão pesquisar sobre os desdobramentos da vinda da corte de D. João VI ao Brasil, como a independência do país. Eles irão criar um texto explicando os desdobramentos e compartilhar seus textos com a turma.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam ao longo da aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma discussão com a turma sobre o que foi aprendido na aula e incentive os alunos a refletirem sobre como isso se relaciona com a história política brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar textos explicativos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
  • Qualidade dos textos criados pelos alunos.
  • Preenchimento correto dos campos de Check-in e Check-out nos templates de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada na aula.
  • Conduzir a discussão sobre o que foi aprendido na aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na pesquisa e discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a vinda da corte de D. João VI ao Brasil e criar um texto explicando o contexto histórico da época.
  • Pesquisar sobre um subtópico relacionado ao tema e criar um texto explicando-o.
  • Preencher corretamente os campos de Check-in e Check-out nos templates de registro de aprendizagem.