Aula sobre A Vinda Da Corte De D Joao Vi Ao Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A vinda da corte de D. João VI ao Brasil é um tema importante para entendermos a história política brasileira. A chegada da corte portuguesa em 1808 trouxe mudanças significativas para o país, como a abertura dos portos às nações amigas, a criação de instituições culturais e científicas e a transferência da capital para o Rio de Janeiro. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver a habilidade de caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira. Para isso, os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os seguintes critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza a aula questionando aos alunos o que sabem sobre a vinda da corte real ao Brasil em 1808 e anote no quadro as contribuições dos alunos.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    A partir da introdução, contextualize o tema da aula explicando os motivos que levaram a família real a se mudar para o Brasil e as consequências instantâneas que essa mudança trouxe para a realidade dos brasileiros que viviam em Salvador e no Rio de Janeiro. Em seguida, explique sobre a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas, entregando o template de avaliação por rubrica.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um dos seguintes subtópicos: a chegada da corte portuguesa ao Brasil, a abertura dos portos às nações amigas, a criação de instituições culturais e científicas e a transferência da capital para o Rio de Janeiro. Os alunos deverão utilizar fontes confiáveis, como livros didáticos e sites de instituições de pesquisa.

  4. Etapa 4 - Debate

    Cada grupo terá 10 minutos para apresentar seu subtópico e debater com os demais grupos. Durante o debate, os alunos deverão utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate e incentive os alunos a fazerem conexões entre os subtópicos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos deverão preencher o template de avaliação por rubrica, avaliando seu próprio desempenho e o dos colegas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, trazendo informações e questionamentos que foram trazidas pelos alunos durante a pesquisa e debate.Incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica.

Critérios de avaliação

  • Utilização de fontes confiáveis.
  • Participação ativa no debate.
  • Coerência e clareza na apresentação do subtópico.
  • Capacidade de avaliação crítica dos colegas.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Estimular a pesquisa em fontes confiáveis.
  • Incentivar a participação ativa no debate.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate.
  • Estimular a continuidade da pesquisa sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtópico designado.
  • Participar ativamente do debate.
  • Utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas.
  • Preencher o template de avaliação por rubrica, avaliando seu próprio desempenho e o dos colegas.
  • Continuar pesquisando sobre o tema.