Aula sobre A Vinda Da Corte De D Joao Vi Ao Brasil
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A vinda da corte de D. João VI ao Brasil é um tema importante para entendermos a história política brasileira. A chegada da corte portuguesa em 1808 trouxe mudanças significativas para o país, como a abertura dos portos às nações amigas, a criação de instituições culturais e científicas e a transferência da capital para o Rio de Janeiro. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver a habilidade de caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira. Para isso, os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os seguintes critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza a aula questionando aos alunos o que sabem sobre a vinda da corte real ao Brasil em 1808 e anote no quadro as contribuições dos alunos.Etapa 2 - Contextualização
A partir da introdução, contextualize o tema da aula explicando os motivos que levaram a família real a se mudar para o Brasil e as consequências instantâneas que essa mudança trouxe para a realidade dos brasileiros que viviam em Salvador e no Rio de Janeiro. Em seguida, explique sobre a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas, entregando o template de avaliação por rubrica.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre um dos seguintes subtópicos: a chegada da corte portuguesa ao Brasil, a abertura dos portos às nações amigas, a criação de instituições culturais e científicas e a transferência da capital para o Rio de Janeiro. Os alunos deverão utilizar fontes confiáveis, como livros didáticos e sites de instituições de pesquisa.Etapa 4 - Debate
Cada grupo terá 10 minutos para apresentar seu subtópico e debater com os demais grupos. Durante o debate, os alunos deverão utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas.Etapa 5 - Síntese
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate e incentive os alunos a fazerem conexões entre os subtópicos.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos deverão preencher o template de avaliação por rubrica, avaliando seu próprio desempenho e o dos colegas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, trazendo informações e questionamentos que foram trazidas pelos alunos durante a pesquisa e debate.Incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
- Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
- Desenvolver a habilidade de avaliação crítica.
Critérios de avaliação
- Utilização de fontes confiáveis.
- Participação ativa no debate.
- Coerência e clareza na apresentação do subtópico.
- Capacidade de avaliação crítica dos colegas.
Ações do professor
- Explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Estimular a pesquisa em fontes confiáveis.
- Incentivar a participação ativa no debate.
- Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate.
- Estimular a continuidade da pesquisa sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o subtópico designado.
- Participar ativamente do debate.
- Utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas.
- Preencher o template de avaliação por rubrica, avaliando seu próprio desempenho e o dos colegas.
- Continuar pesquisando sobre o tema.