Aula sobre A Vinda Da Corte De D Joao Vi Ao Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A vinda da corte de D. João VI ao Brasil é um tema importante para entendermos a história política e social do Brasil. Em 1808, a corte portuguesa se instalou no Rio de Janeiro, trazendo consigo uma série de mudanças que afetaram a organização política e social do país. Com a metodologia de Rotação por estações, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes aspectos desse período histórico, como a chegada da corte, a abertura dos portos, a criação do Banco do Brasil, entre outros. A atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Para fazer a introdução, pergunte aos alunos sobre o que já conhecem sobre o tema. Anote no quadro as informações compartilhadas e explique a metodologia de Rotação por Estações e como funcionará.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Faça a contextualização sobre a chegada da corte portuguesa ao Brasil, explicando os motivos para que ela ocorresse, e apresente suas consequências para a história do país.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em três grupos, que serão as estações. Explique sobre a metodologia “Rotação por estações” e defina com eles o tempo de duração.

  4. Etapa 4 - Rotação por estações

    As atividades propostas em cada estação são:

    Estação 1 - Chegada da corte

    Nessa estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a chegada da corte portuguesa ao Brasil. Prepare algumas perguntas sobre e entregue ao grupo para responderem. Em seguida, eles irão criar um cartaz ilustrando a chegada da corte e suas consequências para o país.

    Estação 2 - Abertura dos portos

    Nessa estação, disponibilize um texto sobre a abertura dos portos e perguntas sobre o tema para que os alunos leiam e respondam. Em seguida, eles irão criar um mapa mental sobre as consequências da abertura dos portos para a economia brasileira.

    Estação 3 - Criação do Banco do Brasil

    Nessa estação, os alunos irão ler um texto sobre a criação do Banco do Brasil e responder a algumas perguntas sobre o tema. Em seguida, eles devem criar um infográfico sobre a importância do Banco do Brasil para a economia brasileira.


  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos irão se reunir e apresentar os resultados das atividades realizadas em cada estação. Medie a discussão e faça uma síntese dos principais pontos abordados.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Disponibilize folhas de papel e canetas para que os alunos possam criar o template.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as principais mudanças ocorridas no Brasil durante o período da vinda da corte portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade dos trabalhos realizados em cada estação.
  • Capacidade de síntese e clareza na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Mediar a discussão entre os grupos.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a chegada da corte portuguesa e responder às perguntas propostas.
  • Criar um cartaz ilustrando a chegada da corte e suas consequências para o país.
  • Ler um texto sobre a abertura dos portos e responder às perguntas propostas.
  • Criar um mapa mental sobre as consequências da abertura dos portos para a economia brasileira.
  • Ler um texto sobre a criação do Banco do Brasil e criar um infográfico sobre a importância do Banco do Brasil para a economia brasileira.