Aula sobre A Vinda Da Corte De D Joao Vi Ao Brasil
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Para fazer a introdução, pergunte aos alunos sobre o que já conhecem sobre o tema. Anote no quadro as informações compartilhadas e explique a metodologia de Rotação por Estações e como funcionará.Etapa 2 - Contextualização
Faça a contextualização sobre a chegada da corte portuguesa ao Brasil, explicando os motivos para que ela ocorresse, e apresente suas consequências para a história do país.Etapa 3 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em três grupos, que serão as estações. Explique sobre a metodologia “Rotação por estações” e defina com eles o tempo de duração.Etapa 4 - Rotação por estações
As atividades propostas em cada estação são:Estação 1 - Chegada da corte
Nessa estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a chegada da corte portuguesa ao Brasil. Prepare algumas perguntas sobre e entregue ao grupo para responderem. Em seguida, eles irão criar um cartaz ilustrando a chegada da corte e suas consequências para o país.
Estação 2 - Abertura dos portos
Nessa estação, disponibilize um texto sobre a abertura dos portos e perguntas sobre o tema para que os alunos leiam e respondam. Em seguida, eles irão criar um mapa mental sobre as consequências da abertura dos portos para a economia brasileira.
Estação 3 - Criação do Banco do Brasil
Nessa estação, os alunos irão ler um texto sobre a criação do Banco do Brasil e responder a algumas perguntas sobre o tema. Em seguida, eles devem criar um infográfico sobre a importância do Banco do Brasil para a economia brasileira.
Etapa 5 - Socialização
Os grupos irão se reunir e apresentar os resultados das atividades realizadas em cada estação. Medie a discussão e faça uma síntese dos principais pontos abordados.Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Disponibilize folhas de papel e canetas para que os alunos possam criar o template.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as principais mudanças ocorridas no Brasil durante o período da vinda da corte portuguesa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade dos trabalhos realizados em cada estação.
- Capacidade de síntese e clareza na apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Mediar a discussão entre os grupos.
- Fazer uma síntese dos principais pontos abordados.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre a chegada da corte portuguesa e responder às perguntas propostas.
- Criar um cartaz ilustrando a chegada da corte e suas consequências para o país.
- Ler um texto sobre a abertura dos portos e responder às perguntas propostas.
- Criar um mapa mental sobre as consequências da abertura dos portos para a economia brasileira.
- Ler um texto sobre a criação do Banco do Brasil e criar um infográfico sobre a importância do Banco do Brasil para a economia brasileira.