Aula sobre A Vinda Da Corte De D Joao Vi Ao Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A vinda da corte de D. João VI ao Brasil é um tema importante para entendermos a história política brasileira. Em 1808, a corte portuguesa se instalou no Rio de Janeiro, trazendo consigo uma série de mudanças políticas, sociais e econômicas para o país. Com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o tema, com o objetivo de caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira. Para isso, os alunos deverão pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema, organizando-as de forma clara e objetiva em um mapa conceitual.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e o contextualize para os alunos, explicando a importância da vinda da corte de D. João VI ao Brasil e suas consequências para a história política brasileira.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os alunos deverão pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema, organizando-as em um mapa conceitual. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos, para auxiliar os alunos nessa etapa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, como o motivo da vinda, a criação do Banco do Brasil, a abertura dos portos, mudanças urbanas, etc. É importante que o mapa conceitual tenha 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa, auxiliando-os na organização das informações e na escolha das sub-ideias.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos deverão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias escolhidas. Incentive a participação de todos os alunos, promovendo um debate sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo as informações apresentadas nos mapas conceituais, identificando semelhanças e diferenças entre as ideias apresentadas. Oriente a discussão, incentivando a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as principais informações apresentadas pelos alunos e reforçando a importância da vinda da corte de D. João VI ao Brasil para a história política brasileira.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Você pode propor uma tarefa de casa para os alunos, como a criação de um texto sobre as consequências sociais, econômicas e políticas da vinda da família real para a sociedade brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
  • Estimular a pesquisa e a organização de informações relevantes sobre o tema.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Organização e clareza do mapa conceitual.
  • Relevância das informações selecionadas.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Coerência entre as ideias apresentadas no mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Capacidade de caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da corte portuguesa até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa para auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema, destacando as principais informações apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias escolhidas.
  • Discutir em grupo as informações apresentadas nos mapas conceituais, identificando semelhanças e diferenças entre as ideias apresentadas.
  • Participar ativamente da construção do conhecimento.