A visão dos indígenas no Brasil

Você já viu alguém fantasiado de "índio/índia", principalmente no carnaval? Sabia que existe uma discussão importante sobre esse fato ser considerado "racista"? Vamos entender melhor como é a visão do indígena em nossa sociedade nessa aula de História. 📚🤓


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa em que não aparecem visões preconceituosas sobre os povos indígenas:

    A) Os indígenas são povos com culturas e sociedades diferentes e o que determina se uma pessoa é indígena é o seu reconhecimento como tal.

    B) Todos os indígenas são pessoas alheias à cidade e vivem "no meio do mato”.

    C) É importante se fantasiar de indígena com roupas e objetos (arco e flecha, pinturas, cocar…) fora do seu contexto cultural.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Rotação por estações:

    Esta aula é importante para que os alunos possam compreender a história do país sob a perspectiva dos povos originários. É fundamental que os estudantes entendam que a história do Brasil não começa com a chegada dos portugueses, mas sim com a presença dos povos indígenas. Além disso, é importante que os alunos compreendam como os discursos civilizatórios impactaram negativamente esses povos.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A aula sobre a visão dos indígenas no Brasil é importante para que os alunos possam compreender a história do país sob a perspectiva dos povos originários. É fundamental que os estudantes entendam como os discursos civilizatórios impactaram negativamente esses povos e como isso se reflete na sociedade atual. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    A aula tem como objetivo apresentar aos alunos a visão dos indígenas sobre a colonização do Brasil, destacando as tensões e os significados dos discursos civilizatórios e avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
    Atividade completa
  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A história do Brasil é marcada pela presença dos povos indígenas, que habitavam o território muito antes da chegada dos europeus. No entanto, a visão dos colonizadores sobre esses povos era de inferioridade e a ideia de que eles deveriam ser "civilizados" e assimilados à cultura europeia. Essa visão eurocêntrica e preconceituosa teve impactos negativos na vida dos indígenas e ainda é presente na sociedade brasileira atual. O objetivo da aula é desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas".
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A aula tem como objetivo apresentar aos alunos a visão dos indígenas no Brasil, destacando a importância de compreendermos a história e a cultura desses povos originários. A partir da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão desafiados a criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  8. 8. Cultura Maker:

    A visão dos indígenas no Brasil é um tema importante para compreendermos a história e a cultura do nosso país. Infelizmente, muitas vezes a visão dos povos originários é ignorada ou distorcida em nossos livros, filmes e outras mídias. Nesta aula, será explorarada a perspectiva dos indígenas e como eles foram afetados pelos discursos civilizatórios. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. O fanzine será uma forma criativa de expressar as ideias e opiniões dos alunos sobre o assunto.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: