Aula sobre A Visao Dos Indigenas No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A aula sobre a visão dos indígenas no Brasil é importante para que os alunos possam compreender a história do país sob a perspectiva dos povos originários. É fundamental que os estudantes entendam como os discursos civilizatórios impactaram negativamente esses povos e como isso se reflete na sociedade atual. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos a seguinte questão-problema: "Como os discursos civilizatórios impactaram negativamente os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas?".

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos devem ser divididos em grupos e, em conjunto, devem pesquisar sobre o tema e gerar alternativas para a questão-problema apresentada. Você pode fornecer materiais impressos, como livros e revistas, para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Solução

    Cada grupo deve apresentar suas alternativas para a questão-problema e, em conjunto, devem chegar a uma solução para o problema apresentado. Auxilie os alunos nessa etapa, dando feedbacks e orientações.

  4. Etapa 4 - Criação do Diário de Bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deve ser feito em papel, utilizando recursos analógicos, como lápis, canetas e papel sulfite.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Diários de Bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando a questão-problema, as alternativas geradas e a solução encontrada. Avalie as apresentações e dê feedbacks.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Após as apresentações, a turma deve discutir em grupo sobre as soluções apresentadas pelos grupos e sobre a importância de compreender a história do país sob a perspectiva dos povos originários.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios de avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios;
  • Compreender a história do país sob a perspectiva dos povos originários;
  • Refletir sobre a importância de compreender a história do país sob a perspectiva dos povos originários.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação do diário de bordo;
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo;
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Fornecer materiais impressos para auxiliar na pesquisa;
  • Dar feedbacks e orientações durante a criação do diário de bordo;
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da criação do diário de bordo;
  • Apresentar o diário de bordo para a turma;
  • Participar ativamente da discussão em grupo.