Aula sobre A Visao Dos Indigenas No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula tem como objetivo apresentar aos alunos a visão dos indígenas no Brasil, destacando a importância de compreendermos a história e a cultura desses povos originários. A partir da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão desafiados a criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância de compreendermos a visão dos indígenas no Brasil. Faça uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Divida os alunos em grupos, eles deverão pesquisar sobre a visão dos indígenas no Brasil. Disponibilize materiais impressos, como livros e revistas, para que os alunos possam realizar a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Organização das informações

    Os grupos deverão organizar as informações obtidas durante a pesquisa e criar um roteiro para a apresentação.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar o resultado da pesquisa para a turma.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por pares

    Os grupos irão criar um template de avaliação por pares, contendo os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os grupos irão avaliar o trabalho dos outros grupos utilizando o template criado na etapa anterior.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão com os alunos sobre a importância de compreendermos a visão dos indígenas no Brasil e como isso pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Intencionalidades pedagógicas

  • Contextualizar a importância de compreendermos a história e a cultura dos povos originários.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa, organização, comunicação e avaliação dos alunos.
  • Promover a autonomia e criatividade dos alunos.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o próprio trabalho.
  • Refletir sobre a importância de compreendermos a visão dos indígenas no Brasil.

Critérios de avaliação

  • Organização, comunicação e desempenho do grupo.
  • Construção do template de avaliação por pares.
  • Desenvolvimento da avaliação.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e avaliar os conhecimentos prévios dos alunos.
  • Orientar os alunos nas etapas da atividade
  • Estimular a autonomia e criatividade dos alunos;
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o próprio trabalho;
  • Estimular a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa e organizar as informações obtidas durante a pesquisa;
  • Criar um roteiro e apresentar o resultado da pesquisa para a turma;
  • Criar o template de avaliação por pares, definindo os critérios de avaliação.
  • Avaliar o trabalho dos outros grupos e refletir sobre o próprio trabalho.
  • Refletir sobre a importância do tema e pensar em ações que possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.