Aula sobre A Visao Dos Indigenas No Brasil

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A visão dos indígenas no Brasil é um tema importante para compreendermos a história e a cultura do nosso país. Infelizmente, muitas vezes a visão dos povos originários é ignorada ou distorcida em nossos livros, filmes e outras mídias. Nesta aula, será explorarada a perspectiva dos indígenas e como eles foram afetados pelos discursos civilizatórios. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. O fanzine será uma forma criativa de expressar as ideias e opiniões dos alunos sobre o assunto.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, contextualizando a importância da visão dos indígenas na história do Brasil. Faça uma breve discussão sobre como a perspectiva dos indígenas é muitas vezes ignorada ou distorcida.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e escolha dos temas

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um tema relacionado à visão dos indígenas no Brasil, como a colonização, o contato com os europeus, a luta pela terra, a cultura indígena, entre outros.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e criação do conteúdo

    Os grupos devem pesquisar e criar o conteúdo do fanzine. Eles podem utilizar livros, sites, vídeos e outros recursos para se informar sobre o tema escolhido. Oriente os alunos a buscar fontes confiáveis e a citar as referências utilizadas.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    Cada grupo irá criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Eles podem utilizar canetas coloridas, colagens, desenhos e outros recursos para ilustrar e apresentar o conteúdo. O professor deverá orientar os alunos a organizar as informações de forma clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos fanzines

    Cada grupo irá apresentar o fanzine para a turma, explicando o tema escolhido e os principais pontos abordados. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre o tema, destacando as principais ideias e opiniões apresentadas pelos alunos. Será feita uma reflexão sobre como a perspectiva dos indígenas pode ser valorizada e respeitada em nossa sociedade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade, considerando a qualidade do conteúdo apresentado, a criatividade na criação do fanzine e a participação na discussão final.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da metodologia ativa Cultura Maker.
  • Promover a cooperação e o trabalho em grupo, incentivando a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do conteúdo apresentado no fanzine.
  • Criatividade na criação do fanzine.
  • Participação na discussão final.
  • Colaboração e cooperação no trabalho em grupo.
  • Utilização de fontes confiáveis e citação das referências utilizadas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos temas e na pesquisa das informações.
  • Incentivar a criatividade e a expressão dos alunos na criação do fanzine.
  • Conduzir a discussão final, destacando as principais ideias e opiniões apresentadas pelos alunos.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da escolha dos temas e da pesquisa das informações.
  • Utilizar a criatividade e a expressão na criação do fanzine.
  • Participar da discussão final, apresentando ideias e opiniões sobre o tema.
  • Colaborar e cooperar no trabalho em grupo.
  • Utilizar fontes confiáveis e citar as referências utilizadas.