Aula sobre A Visao Dos Indigenas No Brasil
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A aula tem como objetivo apresentar aos alunos a visão dos indígenas sobre a colonização do Brasil, destacando as tensões e os significados dos discursos civilizatórios e avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância de conhecer a visão dos indígenas sobre a colonização do Brasil.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro sobre a visão dos indígenas no Brasil.Etapa 3 - Definição das regras do jogo
Cada grupo irá definir as regras do jogo, incluindo o número de jogadores, o objetivo do jogo, as ações dos pinos, as perguntas e as respostas.Etapa 4 - Criação do tabuleiro
Cada grupo irá criar o tabuleiro do jogo, incluindo as casas, as imagens e as informações sobre a visão dos indígenas no Brasil.Etapa 5 - Preparação das perguntas e respostas
Cada grupo irá preparar as perguntas e as respostas sobre a visão dos indígenas no Brasil, incluindo informações sobre a colonização, a cultura e a religião.Etapa 6 - Jogar o jogo
Cada grupo irá jogar o jogo criado pelos outros grupos, respondendo às perguntas e realizando as ações dos pinos.Etapa 7 - Discussão e reflexão
Promova uma discussão e reflexão sobre a atividade, destacando os principais pontos abordados e as aprendizagens adquiridas.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de planejamento, análise e interpretação das informações.
- Promover a reflexão crítica sobre a história do Brasil.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos na atividade.
- Organização e desempenho do grupo.
- Qualidade das perguntas e respostas.
- Criatividade e originalidade do jogo.
Ações do professor
- Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos.
- Orientar os grupos nas etapas de criação do jogo.
- Identificar as aprendizagens adquiridas pelos alunos.
Ações do aluno
- Se comprometer com a proposta e jogar
- Utilizar sua autonomia, criatividade e elaboração de estratégias
- Jogar e avaliar o jogo criado pelos outros grupos;
- Responder às perguntas e realizar as ações dos pinos;
- Refletir criticamente sobre a história do Brasil.