Aula sobre A Visao Dos Indigenas No Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A história do Brasil é marcada pela presença dos povos indígenas, que habitavam o território muito antes da chegada dos europeus. No entanto, a visão dos colonizadores sobre esses povos era de inferioridade e a ideia de que eles deveriam ser "civilizados" e assimilados à cultura europeia. Essa visão eurocêntrica e preconceituosa teve impactos negativos na vida dos indígenas e ainda é presente na sociedade brasileira atual. O objetivo da aula é desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas".

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "A visão dos indígenas no Brasil" e contextualize a importância do assunto para a compreensão da história do país. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá realizar uma pesquisa sobre um subtema relacionado ao assunto, como, por exemplo: a visão dos colonizadores sobre os indígenas, a resistência indígena, a cultura e tradições dos povos indígenas, entre outros. A pesquisa deverá ser realizada utilizando recursos analógicos, como livros e enciclopédias.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos irão se reunir para debater os subtemas pesquisados. Oriente o debate utilizando o Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em uma discussão estruturada em que os alunos devem apresentar argumentos e contra-argumentos sobre o tema em questão.

  4. Etapa 4 - Template de Avaliação

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos outros grupos durante o debate, contendo os seguintes critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões sobre o subtema pesquisado e os demais grupos irão avaliar utilizando o template criado.

  6. Etapa 6 - Discussão Final

    Após as apresentações, conduza uma discussão final sobre o tema, destacando os pontos mais relevantes e as conclusões alcançadas pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça a conclusão da aula reforçando a importância do tema e incentivando os alunos a continuarem pesquisando e refletindo sobre a visão dos indígenas no Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de informações.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da valorização da diversidade cultural.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Coerência e clareza na apresentação das conclusões.
  • Utilização adequada do template de avaliação por rubrica.
  • Respeito às opiniões e ideias dos colegas.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa e o debate.
  • Conduzir a discussão final.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Reforçar a importância do tema e incentivar a continuidade da reflexão sobre o assunto.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma responsável e crítica.
  • Participar ativamente do debate e apresentação.
  • Respeitar as opiniões e ideias dos colegas.
  • Utilizar o template de avaliação por rubrica de forma adequada.
  • Refletir sobre a importância da valorização da diversidade cultural.