Aula sobre A Visao Dos Indigenas No Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Esta aula é importante para que os alunos possam compreender a história do país sob a perspectiva dos povos originários. É fundamental que os estudantes entendam que a história do Brasil não começa com a chegada dos portugueses, mas sim com a presença dos povos indígenas. Além disso, é importante que os alunos compreendam como os discursos civilizatórios impactaram negativamente esses povos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e seus objetivos. Em seguida, apresente um mapa do Brasil com a localização dos povos indígenas e explicar a importância desses povos para a história do país.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Divida a turma em grupos e disponibilize materiais analógicos, como livros, revistas e jornais, para que os alunos possam pesquisar sobre a cultura e a história dos povos indígenas. Nessa estação, os alunos devem preencher o campo "Que bom" do template Dinâmica dos 3 Qs com informações positivas sobre os povos indígenas.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Os alunos devem pesquisar sobre os impactos negativos dos discursos civilizatórios na vida dos povos indígenas. Você pode disponibilizar materiais como textos, imagens e vídeos para auxiliar na pesquisa. Nessa estação, os alunos devem preencher o campo "Que pena" do template Dinâmica dos 3 Qs com informações negativas sobre os povos indígenas.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Os alunos devem pesquisar sobre as lutas e resistências dos povos indígenas no Brasil. O professor pode disponibilizar materiais como textos, imagens e vídeos para auxiliar na pesquisa. Nessa estação, os alunos devem preencher o campo "Que tal" do template Dinâmica dos 3 Qs com informações sobre as lutas e resistências dos povos indígenas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a realização das estações, os alunos devem se reunir em grupos para discutir as informações coletadas e preencher o template Dinâmica dos 3 Qs. Oriente a discussão e auxilie os alunos na elaboração do template.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o seu template para a turma e explicar as informações coletadas. Você deve avaliar a apresentação dos grupos e incentivar a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. Os alunos devem fazer uma avaliação sobre a atividade e uma autoavaliação sobre o desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios.
  • Compreender a importância dos povos indígenas para a história do Brasil.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade das informações coletadas e apresentadas.
  • Cooperação e colaboração com os colegas.

Ações do professor

  • Orientar a atividade e auxiliar os alunos na pesquisa.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa com dedicação e atenção.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar as informações coletadas de forma clara e objetiva.