Aula sobre Abaixo Assinado

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O abaixo-assinado é uma forma de mobilização social utilizada para reunir muitas pessoas em torno de uma causa, reivindicação ou protesto. É uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer pessoa ou grupo para chamar a atenção da sociedade e das autoridades sobre um tema importante. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos criem um mapa de empatia, que é uma ferramenta que ajuda a entender a perspectiva de outras pessoas, suas necessidades, desejos e objetivos. Assim, os alunos poderão analisar o tema do abaixo-assinado de uma forma mais profunda e compreender melhor as motivações das pessoas que estão engajadas em uma causa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da atividade o e explique como um abaixo-assinado pode ser utilizado para mobilização social. Em seguida, mostre exemplos de abaixo-assinados que já foram realizados, destacando suas principais características e objetivos.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking

    Apresente a metodologia do Design Thinking e explique como ela pode ser utilizada para resolver problemas e criar soluções inovadoras. Faça uma breve explicação sobre o mapa de empatia e como ele pode ser utilizado para entender melhor as necessidades e desejos das pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher um tema para criar um abaixo-assinado. Depois, eles criarão o mapa de empatia, respondendo as seguintes perguntas: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão utilizar o mapa de empatia para entender a perspectiva das pessoas que estão engajadas na causa escolhida e identificar suas necessidades, desejos e objetivos. Acompanhe os grupos, tire dúvidas e forneça orientações.

  4. Etapa 4 - Criação do abaixo-assinado

    Com base nas informações coletadas no mapa de empatia, os grupos irão criar um abaixo-assinado com objetivo de mobilizar outras pessoas para a causa escolhida. O abaixo-assinado deverá ser bem estruturado, com informações claras e objetivas e uma chamada para ação convincente. Acompanhe os grupos e forneça orientações.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos abaixo-assinados

    Cada grupo irá apresentar seu abaixo-assinado para a turma, explicando a causa escolhida, as informações coletadas no mapa de empatia e a estrutura do abaixo-assinado. Em seguida, a turma irá debater sobre os diferentes temas escolhidos e a eficácia dos abaixo-assinados criados.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a metodologia

    Promova uma reflexão sobre a metodologia utilizada na atividade, destacando os pontos positivos e negativos e como ela pode ser aplicada em outras situações de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Você pode deixar uma tarefa de casa para que os alunos pesquisem outros exemplos de abaixo-assinados e reflitam sobre como eles podem ser utilizados para mobilização social.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de textos argumentativos e de persuasão;
  • Estimular a criatividade e a inovação na resolução de problemas;
  • Desenvolver a habilidade de empatia e compreensão das necessidades e desejos das outras pessoas;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de comunicação oral e escrita;
  • Desenvolver a consciência crítica e social dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Habilidade de análise de textos argumentativos e de persuasão;
  • Criatividade e inovação na resolução de problemas;
  • Habilidade de empatia e compreensão das necessidades e desejos das outras pessoas;
  • Habilidade de trabalhar em grupo e de comunicação oral e escrita;
  • Consistência e clareza na estruturação do abaixo-assinado.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e os objetivos da aula;
  • Fornecer orientações e tirar dúvidas dos alunos durante todo o processo;
  • Estimular a criatividade e a inovação na resolução de problemas;
  • Promover a reflexão e o debate sobre os temas escolhidos pelos grupos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todo o processo;
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa;
  • Utilizar a metodologia do Design Thinking para criar soluções inovadoras;
  • Apresentar um abaixo-assinado bem estruturado e convincente;
  • Participar do debate sobre os temas escolhidos pelos outros grupos.