Aula sobre Abaixo Assinado

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O abaixo-assinado é uma forma de manifestação popular que consiste em uma petição escrita, assinada por várias pessoas, visando solicitar ou reivindicar algo. É uma ferramenta democrática que pode ser utilizada para diversas finalidades, desde exigir melhorias em serviços públicos até protestar contra decisões políticas. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a estrutura e a linguagem utilizada em um abaixo-assinado, além de produzir um infográfico para disseminar informações sobre um tema de interesse.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema do abaixo-assinado e contextualize-o com exemplos práticos, como uma petição para melhorar a infraestrutura da escola ou para exigir mais segurança na comunidade. Em seguida, divida a turma em grupos e oriente-os a escolherem um tema para produzir um abaixo-assinado. Eles deverão realizar toda a pesquisa, entrevista e levantamento de dados tomando nota das informações, para, posteriormente, estruturá-las em um infográfico.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deve definir a temática da sua pesquisa, identificando um problema que possa ser solucionado com um abaixo-assinado. Oriente os alunos a pesquisarem sobre o tema escolhido e a levantarem dados relevantes para a produção do abaixo-assinado.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos devem realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros meios para obter informações sobre o problema identificado. Auxilie-os a selecionar as informações mais relevantes para compor o abaixo-assinado.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os alunos devem analisar o contexto do problema, identificando suas causas e possíveis soluções. Oriente-os a refletirem sobre como o abaixo-assinado pode contribuir para a solução do problema.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, como estatísticas ou leis. Auxilie-os a fazer uma análise crítica das informações e a identificar possíveis contradições.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deve propor soluções para o problema identificado e elaborar um abaixo-assinado para disseminar as informações sobre o tema. Oriente-os a utilizar uma linguagem adequada e persuasiva, para convencer as pessoas a assinarem a petição.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo deve apresentar o seu infográfico para a turma, explicando a temática abordada e as informações contidas no abaixo-assinado. Incentive a participação dos demais alunos em um debate sobre os problemas apresentados e as possíveis soluções.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e produzir abaixo-assinados de forma consciente e crítica;
  • Estimular a pesquisa e o levantamento de dados para a produção de um texto argumentativo;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias e informações;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na produção de um infográfico;
  • Promover a reflexão sobre questões sociais relevantes e a participação ativa dos alunos na busca de soluções.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema e das possíveis soluções;
  • Utilização adequada da linguagem e da estrutura de um abaixo-assinado;
  • Seleção e utilização adequada de informações relevantes para a produção do infográfico;
  • Coesão e coerência do texto produzido;
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos em todas as etapas do projeto.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na seleção do tema e na elaboração do abaixo-assinado;
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto;
  • Incentivar a pesquisa e o levantamento de dados relevantes para a produção do infográfico;
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos sobre o trabalho dos alunos;
  • Promover a reflexão e o debate sobre questões sociais relevantes.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relevante para a produção de um abaixo-assinado;
  • Pesquisar e levantar dados para a elaboração do texto;
  • Trabalhar em grupo e compartilhar ideias e informações;
  • Produzir um infográfico de forma criativa e consciente;
  • Participar ativamente do processo de produção e apresentação do projeto.