Aula sobre Abaixo Assinado
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O abaixo-assinado é uma ferramenta muito utilizada para mobilizar pessoas em torno de uma causa ou reivindicação. Ele consiste em uma lista de assinaturas coletadas por um grupo de pessoas que desejam mostrar apoio ou discordância em relação a um determinado assunto. Essa ferramenta é muito comum em movimentos sociais, petições públicas, entre outros. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a estrutura e organização de um abaixo-assinado, além de desenvolverem a habilidade de argumentação e persuasão através da metodologia ativa de Gamificação.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Apresente o tema do abaixo-assinado, sua importância e exemplos de situações em que ele é utilizado. Em seguida, explique a metodologia ativa de Gamificação e como ela será aplicada nesta atividade.Etapa 2 - Divisão das equipes
Os alunos serão divididos em equipes de 4 a 5 pessoas e cada equipe irá criar um jogo de tabuleiro sobre o tema do abaixo-assinado. O jogo deve conter um dado, pinos, cards de perguntas e ações, e um tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo
Os alunos terão alguns minutos para discutir e planejar o jogo em equipe. Cada equipe deverá criar perguntas e ações relacionadas ao tema do abaixo-assinado, como, por exemplo: "Você recebeu 5 assinaturas em apoio à sua causa. Avance 2 casas" ou "Você perdeu algumas assinaturas. Volte 3 casas". As perguntas devem ser relacionadas à estrutura e organização de um abaixo-assinado, além de desenvolverem a habilidade de argumentação e persuasão.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada equipe irá apresentar seu jogo para a turma. Durante a apresentação, os alunos deverão explicar a dinâmica do jogo, as regras, as perguntas e ações, além de mostrar como o jogo desenvolve as habilidades relacionadas ao tema.Etapa 5 - Jogar o jogo
Cada equipe irá jogar o jogo criado por outra equipe. Durante o jogo, os alunos deverão responder às perguntas e realizar as ações propostas. O objetivo é chegar ao final do tabuleiro, mostrando que entendem a estrutura e organização de um abaixo-assinado.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após o jogo, os alunos terão um momento para discutir o que aprenderam e como o jogo os ajudou a desenvolver as habilidades relacionadas ao tema. Faça perguntas para estimular a discussão, como, por exemplo: "O que vocês acharam da dinâmica do jogo?" ou "Quais foram as principais aprendizagens desse jogo?".Etapa 7 - Encerramento
Encerre a atividade reforçando os principais pontos aprendidos, destacando a importância da argumentação e persuasão na escrita de abaixo-assinados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão;
- Estimular a criatividade na criação de jogos de tabuleiro;
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe;
- Analisar a estrutura e organização de abaixo-assinados;
- Refletir sobre a importância das petições públicas na sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo;
- Respostas corretas e precisas às perguntas do jogo;
- Desenvolvimento de habilidades de argumentação e persuasão;
- Trabalho em equipe;
- Participação ativa na discussão em grupo.
Ações do professor
- Explicar o tema e a metodologia ativa de Gamificação;
- Dividir a turma em equipes e acompanhar o desenvolvimento do jogo;
- Estimular a discussão em grupo;
- Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos;
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo;
- Responder corretamente às perguntas do jogo;
- Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão;
- Trabalhar em equipe;
- Participar ativamente da discussão em grupo.