Aula sobre Abaixo Assinado
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o assunto do abaixo-assinado e suas formas de manifestação coletiva. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Estrutura do abaixo-assinadoNesta estação, os alunos irão analisar a estrutura do abaixo-assinado e identificar suas partes principais, como o cabeçalho, a introdução, o corpo do texto, as assinaturas e a data. Os alunos podem utilizar exemplos de abaixo-assinados para entender melhor a estrutura.
Estação 2 - Linguagem utilizada no abaixo-assinado
Nesta estação, os alunos irão analisar a linguagem utilizada no abaixo-assinado, identificar as marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos e entender a importância de utilizar uma linguagem adequada e clara em uma carta de solicitação ou reclamação.
Estação 3 - Criação de um abaixo-assinado
Nesta estação, os alunos irão criar um abaixo-assinado em grupo, escolhendo um tema de interesse e seguindo a estrutura e linguagem aprendidas nas estações anteriores. Forneça um modelo para guiar os alunos.
Etapa 3 - Debate em grupo
Ao final da atividade, os alunos se reunirão em grupo para compartilhar suas criações e debater sobre o uso do abaixo-assinado como forma de manifestação coletiva.Etapa 4 - Discussão em sala
Conduza uma discussão em sala de aula sobre a importância do abaixo-assinado e sua relevância na sociedade.Etapa 5 - Conclusão
Conclua a atividade, reforçando a importância do uso adequado do abaixo-assinado e incentivando os alunos a utilizá-lo de forma consciente e responsável.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a estrutura e linguagem utilizadas em cartas de solicitação e reclamação;
- Estimular a criatividade e trabalho em equipe dos alunos na criação de um abaixo-assinado;
- Promover o debate e discussão em grupo sobre a importância do abaixo-assinado como forma de manifestação coletiva.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das partes principais do abaixo-assinado;
- Utilização adequada da linguagem em uma carta de solicitação ou reclamação;
- Criação de um abaixo-assinado coeso e com estrutura adequada;
- Participação ativa no debate em grupo.
Ações do professor
- Introduzir o assunto do abaixo-assinado e suas formas de manifestação coletiva;
- Dividir os alunos em grupos para a realização das estações;
- Fornecer exemplos e guias para os alunos;
- Conduzir a discussão em grupo e em sala de aula;
- Estimular a criatividade e participação ativa dos alunos.
Ações do aluno
- Analisar a estrutura e linguagem utilizadas em cartas de solicitação e reclamação;
- Criar um abaixo-assinado em grupo;
- Participar do debate em grupo;
- Utilizar adequadamente a linguagem em uma carta de solicitação ou reclamação.
- Participar ativamente das atividades propostas.