Aula sobre Abaixo Assinado

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade de Sala de Aula Invertida sobre o tema abaixo-assinado, os alunos serão desafiados a explorar o conceito e a importância dessa forma de mobilização social. Inicialmente, eles realizarão pesquisas prévias sobre o assunto e participarão de discussões em grupo para aprofundar seus conhecimentos. Em seguida, serão incentivados a criar seus próprios abaixo-assinados, utilizando argumentos sólidos e criativos. Durante a apresentação dos abaixo-assinados, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas ideias, receber feedback dos colegas e refletir sobre as estratégias utilizadas. Por fim, haverá uma reflexão coletiva sobre a relevância dos abaixo-assinados como forma de expressão e mobilização social. Essa atividade busca estimular a pesquisa, a argumentação, a expressão oral e escrita, além de promover a colaboração entre os alunos.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade (em casa)

    Envie um material de estudo prévio sobre o tema abaixo-assinado, como um vídeo explicativo, um artigo ou um texto informativo. Oriente os alunos a ler e assistir ao material, fazendo anotações e destacando os pontos principais.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e reflexão (em sala de aula)

    Na sala de aula, os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe uma pergunta relacionada ao tema abaixo-assinado. Eles são encorajados a discutir em grupo, realizar pesquisas adicionais e compartilhar ideias sobre a pergunta atribuída.

    Exemplos de perguntas:

    1\. Quais são as principais finalidades de um abaixo-assinado?

    2\. Quais são as etapas para criar e organizar um abaixo-assinado?

    3\. Quais são os benefícios e desafios de utilizar abaixo-assinados como forma de mobilização social?


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após a pesquisa e reflexão em grupo, cada grupo compartilha suas descobertas com a turma. Facilite a discussão e incentive a troca de ideias entre os grupos, estimulando a reflexão crítica sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Análise de casos reais

    Apresente alguns casos reais de abaixo-assinados e os alunos são convidados a analisá-los. Eles devem identificar os argumentos utilizados, a efetividade do abaixo-assinado e discutir as possíveis consequências e impactos dessas mobilizações.

  5. Etapa 5 - Criação de um abaixo-assinado

    Os alunos são desafiados a criar um abaixo-assinado sobre uma causa ou tema de interesse pessoal. Eles devem pensar nos objetivos, público-alvo, argumentos e estratégias para promover a mobilização. Forneça orientações sobre a estrutura e organização do abaixo-assinado.

  6. Etapa 6 - Apresentação e discussão

    Os alunos apresentam seus abaixo-assinados para a turma. Cada aluno explica sua causa, os objetivos do abaixo-assinado e os argumentos utilizados. Após cada apresentação, a turma faz perguntas, expressa opiniões e oferece sugestões para aprimorar o abaixo-assinado.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    No encerramento da atividade, os alunos participam de uma discussão coletiva sobre a importância dos abaixo-assinados como instrumento de mobilização social. Eles são incentivados a refletir sobre as aprendizagens adquiridas ao longo da atividade e como podem aplicar esses conhecimentos em situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o conceito e a importância do abaixo-assinado como forma de mobilização social;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e reflexão crítica sobre o tema;
  • Estimular a capacidade de argumentação e expressão oral e escrita;
  • Fomentar a criatividade e o pensamento crítico na criação de um abaixo-assinado;
  • Promover a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo e na reflexão coletiva;
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre o tema;
  • Clareza na apresentação do abaixo-assinado criado;
  • Demonstração de compreensão dos objetivos, estratégias e argumentos do abaixo-assinado;
  • Capacidade de reflexão crítica sobre o tema e aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Ações do professor

  • Preparar o material de estudo prévio sobre o tema abaixo-assinado;
  • Organizar a divisão dos alunos em grupos e atribuir perguntas relacionadas ao tema;
  • Facilitar a discussão em grupo, fornecendo orientações e estimulando a participação de todos;
  • Apresentar casos reais de abaixo-assinados para análise e promover a reflexão coletiva;
  • Orientar os alunos na criação de seus abaixo-assinados, fornecendo diretrizes e esclarecendo dúvidas;

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa prévia sobre o tema abaixo-assinado;
  • Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando ideias e realizando pesquisas adicionais;
  • Analisar casos reais de abaixo-assinados, identificando argumentos e discutindo impactos;
  • Criar um abaixo-assinado sobre um tema de interesse pessoal, seguindo as orientações fornecidas;
  • Apresentar seu abaixo-assinado para a turma, explicando os objetivos e argumentos utilizados;