Aula sobre Abiogenese X Biogenese

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A aula sobre Abiogênese X Biogênese será trabalhada utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos criarão um diário de bordo em grupo. Esse tema é importante para entender como a vida surgiu na Terra e como os seres vivos se diversificaram. Através de exemplos práticos, como a observação de micro-organismos em lâminas de microscópio.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique as diferenças entre Abiogênese e Biogênese. Será apresentado um vídeo curto sobre o tema para motivar os estudantes.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma situação-problema: "Um grupo de cientistas encontrou um líquido em uma rocha que foi trazida da Lua. Esse líquido tem componentes químicos que são necessários para a vida. Como explicar a origem desse líquido?". Uma alternativa é ser mais sucinto na explicação da etapa 1 e indagar como eles imaginam que a teoria da Abiogênese funcionava, e, se voltassem ao passado, como os alunos a refutariam.

    Os estudantes deverão discutir em grupo e anotar no diário de bordo as possíveis explicações para o problema.


  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão pesquisar e discutir sobre as teorias da Abiogênese e Biogênese e anotar no diário de bordo as possíveis alternativas para explicar a origem do líquido encontrado na Lua.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão discutir e escolher a melhor alternativa para explicar a origem do líquido encontrado na Lua ou explicação para o funcionamento da abiogênese/forma de refutá-la. Cada grupo deverá apresentar sua solução e justificar a escolha.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a importância das teorias da Abiogênese e Biogênese.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Os alunos poderão pesquisar sobre outras teorias de origem da vida e anotar no diário de bordo.

    Algumas delas dentro da biogênese, como a panspermia por exemplo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a evolução do conhecimento científico, funcionamento da ciência, teorias da abiogênese e biogênese.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo para a resolução de problemas relacionados à origem da vida.
  • Desenvolver a habilidade de anotar informações relevantes em um diário de bordo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade das anotações no diário de bordo.
  • Capacidade de argumentação e desenvolvimento do problema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e motivadora.
  • Estimular a participação e a discussão em grupo.
  • Direcionar os alunos durante a construção de seus argumentos e hipóteses.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Anotar informações relevantes no diário de bordo.
  • Levantar hipóteses e argumentações acerca do problema proposto.