Aula sobre Abiogenese X Biogenese
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A aula sobre Abiogênese X Biogênese será trabalhada utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos criarão um diário de bordo em grupo. Esse tema é importante para entender como a vida surgiu na Terra e como os seres vivos se diversificaram. Através de exemplos práticos, como a observação de micro-organismos em lâminas de microscópio.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique as diferenças entre Abiogênese e Biogênese. Será apresentado um vídeo curto sobre o tema para motivar os estudantes.Etapa 2 - Problematização
Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma situação-problema: "Um grupo de cientistas encontrou um líquido em uma rocha que foi trazida da Lua. Esse líquido tem componentes químicos que são necessários para a vida. Como explicar a origem desse líquido?". Uma alternativa é ser mais sucinto na explicação da etapa 1 e indagar como eles imaginam que a teoria da Abiogênese funcionava, e, se voltassem ao passado, como os alunos a refutariam.Os estudantes deverão discutir em grupo e anotar no diário de bordo as possíveis explicações para o problema.
Etapa 3 - Geração de Alternativas
Os grupos deverão pesquisar e discutir sobre as teorias da Abiogênese e Biogênese e anotar no diário de bordo as possíveis alternativas para explicar a origem do líquido encontrado na Lua.Etapa 4 - Solução
Os grupos deverão discutir e escolher a melhor alternativa para explicar a origem do líquido encontrado na Lua ou explicação para o funcionamento da abiogênese/forma de refutá-la. Cada grupo deverá apresentar sua solução e justificar a escolha.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a importância das teorias da Abiogênese e Biogênese.Etapa 6 - Tarefa de casa
Os alunos poderão pesquisar sobre outras teorias de origem da vida e anotar no diário de bordo.Algumas delas dentro da biogênese, como a panspermia por exemplo.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender a evolução do conhecimento científico, funcionamento da ciência, teorias da abiogênese e biogênese.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo para a resolução de problemas relacionados à origem da vida.
- Desenvolver a habilidade de anotar informações relevantes em um diário de bordo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade das anotações no diário de bordo.
- Capacidade de argumentação e desenvolvimento do problema.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e motivadora.
- Estimular a participação e a discussão em grupo.
- Direcionar os alunos durante a construção de seus argumentos e hipóteses.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Anotar informações relevantes no diário de bordo.
- Levantar hipóteses e argumentações acerca do problema proposto.