Aula sobre Abiogenese X Biogenese

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A aula sobre "Abiogênese X Biogênese" é importante para que os alunos não apenas compreendam como surgiu a vida na Terra, mas também como o saber científico evoluiu e como não apenas os cientistas, mas a sociedade é apegada a paradigmas. A batalha teórica entre Needham e Pasteur é o acontecimento central. Para tornar a aula mais envolvente, é possível utilizar exemplos práticos, como a observação de micro-organismos em uma gota de água ou a visita a um laboratório de biologia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o tema e os objetivos da aula. Em seguida, divida a turma em grupos e entregar o template de avaliação por pares.

    Sinta-se livre para apresentar os critérios que desejar, mas alguns exemplos são: desenvolvimento do tema, domínio dos conceitos, se formato de apresentação contribuiu para a compreensão, desenvoltura na fala e participação dos membros do grupo.


  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve escolher entre pesquisar sobre a Abiogênese ou Biogênese e entender como as pessoas da época em que o debate era pujante pensavam, utilizando livros, artigos científicos e sites confiáveis.

    Cada grupo pode adotar um cientista defensor de qualquer uma das teorias para se aprofundar.

    Circule pela sala para tirar dúvidas e orientar os alunos.

    Sugerir algum tipo de modelo de apresentação é interessante, seja linha do tempo, mapa mental, uma história em quadrinhos, etc.


  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Cada grupo deve apresentar suas pesquisas e argumentos para a turma. Os demais grupos devem avaliar a apresentação de acordo com os critérios do template.

  4. Etapa 4 - Embate entre Needham e Pasteur

    Explique todo o contexto que levou ao enfrentamento destes dois cientistas e o desfecho para a humanidade.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e destaque a importância de compreender o surgimento da vida na Terra. Os alunos devem entregar o template de avaliação por pares preenchido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Diferenciar as teorias da Biogênese e Abiogênese à luz da sua evolução histórica.
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de informações.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar o tema e os objetivos da aula.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa em grupo.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre Abiogênese e Biogênese.
  • Apresentar suas pesquisas e argumentos para a turma.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.