Aula sobre Abiogenese X Biogenese
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Etapa 1 - Introdução
Explique o tema e os objetivos da aula. Em seguida, divida a turma em grupos e entregar o template de avaliação por pares.Sinta-se livre para apresentar os critérios que desejar, mas alguns exemplos são: desenvolvimento do tema, domínio dos conceitos, se formato de apresentação contribuiu para a compreensão, desenvoltura na fala e participação dos membros do grupo.
Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deve escolher entre pesquisar sobre a Abiogênese ou Biogênese e entender como as pessoas da época em que o debate era pujante pensavam, utilizando livros, artigos científicos e sites confiáveis.Cada grupo pode adotar um cientista defensor de qualquer uma das teorias para se aprofundar.
Circule pela sala para tirar dúvidas e orientar os alunos.
Sugerir algum tipo de modelo de apresentação é interessante, seja linha do tempo, mapa mental, uma história em quadrinhos, etc.
Etapa 3 - Debate em grupo
Cada grupo deve apresentar suas pesquisas e argumentos para a turma. Os demais grupos devem avaliar a apresentação de acordo com os critérios do template.Etapa 4 - Embate entre Needham e Pasteur
Explique todo o contexto que levou ao enfrentamento destes dois cientistas e o desfecho para a humanidade.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e destaque a importância de compreender o surgimento da vida na Terra. Os alunos devem entregar o template de avaliação por pares preenchido.
Intencionalidades pedagógicas
- Diferenciar as teorias da Biogênese e Abiogênese à luz da sua evolução histórica.
- Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de informações.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Explicar o tema e os objetivos da aula.
- Orientar os alunos durante a pesquisa em grupo.
- Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre Abiogênese e Biogênese.
- Apresentar suas pesquisas e argumentos para a turma.
- Avaliar as apresentações dos outros grupos.