Aula sobre Abiogenese X Biogenese

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A teoria da Abiogênese X Biogênese é um tema importante para a compreensão da origem da vida na Terra e uma das teorias mais antigas da Biologia. O contexto histórico perpassa o debate de alguns grandes cientistas opositores. O grupo dos conservadores, como Needham, desejava manter a ciência e sociedade onde estavam, enquanto os progressistas encabeçados por Pasteur, queriam a quebra de paradigma.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e os objetivos da aula, contextualizando-o para os alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia para entender os pensamentos e sentimentos dos cientistas guerreavam defendendo as teorias da Abiogênese ou Biogênese.

    Bem como o que as demais pessoas sentiam na época. Imagine te apresentarem um conhecimento absurdamente diferente da realidade atual, como você se sentiria?

    Exemplo: a terra tem o formato de cubo.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos receberão textos sobre o contexto científico-histórico das teorias discutirão em grupos sobre as ideias apresentadas no mapa de empatia e como elas se relacionam com os textos estudados.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará suas ideias e conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparação de ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin.
  • Estimular a criatividade dos alunos através da metodologia ativa Design Thinking.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e de debate.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos e apresentação dos resultados.
  • Compreensão das ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin.
  • Participação nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação e o debate em grupo.
  • Fornecer textos científicos e históricos para a comparação das ideias evolucionistas.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as ideias dos cientistas.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Ler e compreender os textos científicos e históricos fornecidos pelo professor.
  • Apresentar as conclusões do grupo de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.